VEM AÍ O MELHOR CAMPEONATO DO PLANETA

 

A uma semana da primeira rodada do campeonato brasileiro de futebol, o mais importante do país, como a Premier League para a  Inglaterra ou a Liga das Estrelas para a Espanha, a tabela está incompleta, o torcedor não pode se preparar para a grande festa do fim da temporada. Ou seja, mais um ano perdido, dois passos à frente, três para trás. E assim a gente vai levando. Dos três jogos marcados para sábado, dois não têm local definido. Dos sete marcados para domingo, três ainda não sabem onde serão realizados. É verdade, tá no Lance!

Mais que isso. Os jogos Fluminense x Atlético Paranaense e Vitória x Internacional, marcados para as 18h30min estão com local “a definir”. Corinthians x Botafogo completam o sábado, às 21 horas, no Pacaembu. Isso significa que, nem para a televisão que tem os direitos de transmissão interessa essa desorganização. Lembrar que esse futebol tem cinco títulos mundiais é de doer. O processo regressivo é assustador, deixa a gente com uma sensação de derrota incrível. E não dá para ver nada além daquela montanha que está à sua frente.

Pior que isso é ouvir o carinha na rádio dizendo que vai começar o melhor campeonato do mundo. Isso nem é cara de pau é burrice mesmo. O sujeito usa antolhos. Pior que ele é quem lhe dá um microfone. Digo por que conheço, vivo nesse meio há muitos anos e, graças a Deus tive a sorte de trabalhar com os maiores profissionais do rádio carioca, em todos os tempos. Normalmente, quem quer, aprende. Ou dançava bonito, rodava. Se fosse do ramo seguia em frente, não tinha essa de “padrinho”, jornalista de “faculdade”, “panelinha”.

Os cinco principais campeonatos da Europa estão terminando e somente em Portugal entrou um “intruso” entre o campeão e o vice, o surpreendente Paços de Ferreira, totalmente desconhecido do torcedor brasileiro e que será mostrado aqui no blog em matéria especial do nosso correspondente/colaborador Sergio Vieira, preocupado com o seu Benfica. Que está disputando até a última rodada o título português, com o Porto, que deu uma guinada ao vencer o maior clássico para ficar dependendo de uma vitória contra o “intruso” para comemorar o tricampeonato. Os encarnados recebem o Moreirense, no lindo estádio da Luz.

A Premier League teve uma festa sensacional, com a conquista do título pelo Manchester United, que fez uma belíssima homenagem a Sir Alex Fergusson, que deixou o time após 26 anos no comando dos “reds”, muitos títulos, vitórias memoráveis, derrotas marcantes e  uma história de respeito, amor e afeto com o clube, seus associados, dirigentes e torcedores. Sir Alex Fergusson deixa o banco de reserva para entrar na história do futebol mundial. Como grande modelo de atitudes, talento e amor. A torcida fez uma grande e justa homenagem a Fergie. Manchester, City e Chelsea foram os três primeiros.

O Juventus voltou ao top no campeonato italiano, superando com diferença de nove pontos o Napoli, que voltou a disputar o título por algumas rodadas, mas cedeu ao forte time de Turim. Milan, Fiorentina e Udinese formaram o grupo de elite e a maior decepção foi a nona posição do Inter, de Milão, que teve apenas 16 vitórias, seis empates e quinze derrotas. Na França, vitória do PSG, com três rodadas de antecipação, abrindo sete pontos sobre o Olympique de Marseille, que fez uma campanha espetacular, brigando muitas rodadas pelo título.

Outro destaque foi o campeonato alemão, que tem os dois finalistas da Liga dos Campeões, os fortíssimos Bayern de Munique e Borussia Dortmund, candidatíssimos ao título mundial desta temporada. Representantes do novo futebol  tricampeão do mundo, confirmaram as previsões feitas por Paul Breitner na excelente entrevista ao programa Bola da Vez da ESPN. Os dois gigantes alemães eliminaram Barcelona e Real Madrid, nas semifinais, surpreendendo o mundo, pelas goleadas, mas absolutamente merecidas. É o retorno do grande futebol que já nos brindou com Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Sepp Mayer, Paul Breitner, Overath, Oliver Khan, Karl-Heinz Rummenigge, Jürgen Klinsmann, Miroslav Klose e tantos outros.

A Liga das Estrelas, terminou com o folgado tricampeonato do Barcelona, com dez pontos à frente do Real Madrid faltando três rodadas para o encerramento. Com 91 pontos ganhos em 29 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, os de Tito Vilanova podem chegar aos 100 pontos, recorde que pertence ao Real Madrid de José Mourinho, na temporada 2010-11. Outra marca histórica para os culés, que marcaram até agora 107 gols, enquanto o Real chegou a 96, faltando duas rodadas. Barça, Real e Atlética garantiram vaga na Champions. A outra vaga está entre Real Sociedad, Valencia e Málaga. Ah, para não esquecer, TODOS esses campeonatos já estão com seus campeonatos definidos, cada rodada, com local e horário de todos os jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *