A SELEÇÃO DE FELIPÃO

Não discuto convocação ou escalação de times. O treinador geralmente é bem pago para isso. Posso, e devo, opinar, até por que nós somos cobrados no ar e nas ruas. O pessoal acha que a gente sabe mais que eles, alguns acreditam nisso e danam a falar besteira. O que, na verdade, o torcedor quer saber é como o time dele jogou, ganhando ou perdendo. Por que ganhou, por que perdeu. E isso poucos sabem explicar, fazer a leitura do jogo.

O mesmo acontece com os críticos de arbitragem que, pra mim, é a coisa mais inútil que existe, nas transmissões, do jeito que é feito. Poderiam e deveriam ser mais bem aproveitados. Mas ficam dizendo o que o torcedor quer ouvir, agradando as grandes torcidas, de olho na audiência, e ficam bem com as “praças” para onde as transmissões estão concentradas. Tanto na TV quanto nas rádios, que estão entrando numa furada e não se dão conta. São corporativistas, defendem os amiguinhos e atacam os que não são da patota ou desagradaram ao “patrão” dos caras. É assim que a banda toca.

Penso que se houvesse unanimidade Felipão acertou bem mais do que errou e estaria perto dela. É um grupo bom, nota 6, 7, em se tratando de futebol brasileiro, tecnicamente falando. Sem comparação com seleções que estão praticamente montadas, graças a um trabalho planejado e bem executado, caso da Espanha, que vem ganhando tudo desde 2008, em primeiro lugar, e da Alemanha, que está se preparando a um bom tempo, também baseada numa estrutura respaldada por profissionais de primeira linha.

Faça uma reflexão sem ufanismo e verá que estamos muito tempo atrasado em relação a esses dois países. Eles vão ganhar a copa, a final será Alemanha x Espanha, não sei. Estamos falando de futebol. A própria Alemanha nos deu uma grande lição ao ganhar a copa do mundo de 1954 derrotando a Hungria que tinha o melhor futebol do planeta. A seleção brasileira chegará a jogar no Maracanã (que absurdo isso, e ficamos calados) ? Não sei, também. Uma coisa eu garanto.

Tanto Alemanha (com um time novo, que começou a se renovar depois da Africa do Sul) quanto Espanha que está se reciclando e poderá mandar a campo um time com apenas uma alteração com relação a 2010 (Capdevila substituído por Jordi Alba), fazendo lembrar a seleção brasileira de 1962, no Chile, vão desembarcar por aqui de olho na taça. Não duvidem disso. Considero alguns jogadores convocados graças a muito lobby, craque de – imprensa – que queria – podem acreditar – Jô, na seleção brasileira. É o mesmo pessoal que elevou Dedé ao posto de mito.

Estão de sacanagem com o torcedor. Alguns eu não conheço, confesso, por não vê-los jogar, evidentemente. Outros eu prefiro esperar para ver que bicho vai dar. Gostei da chamada do Bernard, esse menino é muito bom e pode fazer um bom ataque com Lucas e Neymar, pelo menos eu trabalharia assim, até porque tem muito atacante que não passaria perto da CBF tempos atrás, mas têm bons padrinhos. Duas coisas eu faria ao contrário de Felipão, com certeza. Chamaria Ronaldinho Gaucho e deixaria Marcelo, que se machucou sério outra vez e não vem jogando há muito tempo no Real Madrid, para depois.

É um dos meus titulares para a copa, em forma. Kaká, lamento dizer porque é um baita jogador, está na reserva e quando entra, como sábado passado contra o Espanyol, jogo para arrebentar, não faz nada. Mas é craque, eu apostaria nele. Os que eu não citei vocês conhecem e prefiro que fique assim, em respeito ao trabalho de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *