STJD PRETENDE RESGATAR A ÉTICA PUNINDO KLEBER

No momento em que as pessoas de bem, que gostam e curtem futebol como lazer, entretenimento; Um dia após um jogo monumental – em termos de emoção, basicamente – e jogadas de altíssimo nível técnico em alguns momentos da partida; quando Neymar subiu mais alguns degraus em sua escalada em alto nível, para fazer cintilar, pela primeira vez a camisa  do Santos, depois de Pelé,  somos surpreendidos com a notícia que Kleber, do Palmeiras, foi denunciado no STJD e pode ser suspenso por até seis (6, isso mesmo) jogos.

Baseado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em ASSUMIR ATITUDE CONTRÁRIA À DISCIPLINA OU À ÉTICA. Senhores membros do STJD me poupem, pelo amor de Deus. Tenham dó de nós, que fazemos parte de uma classe menos favorecida da sociedade e temos o futebol como única válvula de escape de nossas aflições, que não são poucas.

Esse artigo é tão desatualizado quanto ridículo. Se for aplicado ao jogador do Palmeiras está tudo terminado. Tratemos de apagar as luzes, aquele que sair por último. Os Senhores vão discutir se punirão um atleta por falta de ética ? Em que país Vossas Senhorias pensam que estão ? Concordo que é função dos Senhores apenar aqueles que transgridem a lei. Tudo bem. Mas de que ética estamos falando ? Apelei para o “Aurélio” e fiquei mais revoltado ainda.Não se deve louvar a atitude do atleta, mas punir sem previsão legal é afrontar o direito de manifestação dos cidadãos assegurado na Constituição.

Senhores, seria cansativo para mim e, principalmente para meus leitores, relacionar os muitos milhares de casos de falta de ética. Desde os salões atapetados de Brasília até as selas dos presídios de segurança máxima. Quantos exemplos os Senhores querem de falta de ética ? Os Senhores não acompanham o noticiário ? Essa palavra está desmoralizada há muito tempo, em razão das práticas reiteradas de atitidudes aéticas. Não pode ser parâmetro para nada. Digam isso em suas apreciações, seus julgamentos, e terão feito a sua parte. Acreditem.

Na verdade o que eu queria mesmo, quando fui buscar o famoso dicionário na estante, era o significado de HIPOCRISIA, literalmente. E dessa vez não me surpreendi. Está lá: “1. afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem. 2. impostura, fingimento, simulação, falsidade 3. falta devoção”.

Independente do desfecho do julgamento, Kleber está fora da próxima partida do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, pois recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão diante do Atlético-MG, na noite de sábado (30), no Canindé.

Seja qual for o resultado, a indiciação desse jogador causa em mim um sentimento de indignação muito grande. Sinto que pouco ou nada contribuí com meu trabalho em mais de 35 anos de jornalismo e só me resta a revolta. Esse fato servirá para abreviar, com certeza, minha aposentadoria compulsória. O futebol, de que tanto gosto, continuará sendo meu lazer favorito, mas o submundo que o explora me dá nojo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *