PELÉ ELEITO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Rei, Atleta do Século, Maior Jogador de Todos os Tempos é agora Patrimônio Desportivo Histórico da Humanidade. São alguns dos títulos que consagrararm Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé, reconhecidamente um dos homens mais destacados do planeta. O anúncio foi feito por Xavier Tudela, presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais, que fez a pesquisa com 317.496 pessoas de 72 países.

Algumas características da premiação foram destacadas na nota que divulgou a escolha de Pelé , Messi e Hugo Sanches, representando Brasil, Argentina e México, respectivamente. “Esse prêmio visa impulsionar a importância e a preservação da realidade desportiva em todo o mundo, tanto em âmbito individual como por equipes, desenvolver a excelência desportiva e o jogo limpo”, destaca a BICC. “Devemos contribuir para criar laços de união entre seguidores de equipes adversárias, apoiar valores éticos e solidários, e ser referência para meninos e jovens”, encerra o comunicado.

Um total de 57 jogadores brasileiros, 42 argentinos e 41 mexicanos foram credenciados a participar da votação que elegeria mais um atleta como Patrimônio da Humanidade. A lista, criada pelo BICC tem características similares às que existem na escolha do Patrimônio Cultural, Imaterial e Natural da Humanidade. A campanha para a eleição de Pelé foi realizada durante quatro meses.

A notícia veio depois que a presidenta Dilma Rousseff anunciou a escolha de Pelé como Embaixador Honorário do Brasil para a copa de 2014, em clara demonstração de sensibilidade política e civismo. Os desentendimentos passados entre o atleta do século e a CBF estavam pondo em risco a visibilidade global sobre o maior evento do futebol em todo o mundo. Somente uma mente doentia poderia imaginar um evento desse porte sem a presença de Pelé. Em bom tempo a presidenta deu um passo adiante e refez um erro tão grave quanto idiota.

One thought on “PELÉ ELEITO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *