CRÔNICAS DE UM EX-JOGADOR

 

O ex-ponta esquerda Zé Roberto (Fluminense, Flamengo, Santa Cruz, entre outros tantos) vai lançar seu quarto livro – agora como jornalista – dia 3 de dezembro, às 11 horas, no hall de acesso ao salão nobre e à sala de troféus do Fluminense. Em “Crônicas de um  (ex) jogador” o agora profissional das letrinhas soma ao fenômeno do futebol brasileiro o aspecto social que o envolve e o modifica.

Além de descrevê-lo como o mais importante e mais legítimo distribuidor de rendas do país, o autor enriquece seu relato com histórias inéditas, vistas, ouvidas e vividas nos bastidores deste que é o nosso esporte nacional de eleição.

Um desafio e tanto, se considerarmos que todo brasileiro se considera um expertna matéria acima de qualquer crítica ou crítico, desafio que o jogador aposentado compulsoriamente — em uma idade em que a maturidade começa a permitir que todo profissional colha seus primeiros frutos —, hoje escritor e jornalista na ativa, que, diferente de muitos de seus pares, soube dar a volta por cima e reconstruir sua vida. Isso, apesar das dores herdadas da dura vida de atleta dedicado num tempo em que técnicas modernas de treinamento e proteção não existiam.

Zé Roberto teve incutida a paixão pelo futebol — e pelo Fluminense — ainda na primeira infância, por seu avô que o “colocava ao seu lado para ouvir os jogos em seu rádio de pilha, e quando o Fluminense estava no ataque aumentava o som; tornava-se impossível não gravar os nomes de atacantes como Amoroso, Joaquinzinho, Valdo e Escurinho. Por outro lado, quando o Flu perdia a bola (eu só soube disso anos mais tarde, por minha tia Ione) ele abaixava o som e puxava uma prosa; nem sinal tínhamos de quem eram os nossos adversários”. 

Afinal de contas, é de pequenino que se torce o pepino. Em suas próprias palavras, Zé Roberto pegou sua história de luta e vem “enfrentar, com coragem, a mais temida e preparada imprensa esportiva do mundo, e o povo que mais entende de futebol no planeta”.

José Roberto Padilha é técnico de futebol, jornalista e ex-jogador de futebol profissional, com passagens pelo Fluminense, Flamengo e Santa Cruz de Recife. Em 1971, defendeu a Seleção Brasileira de Futebol Sub-20, campeã do I Torneio de Cannes. 
 
Foi tricampeão estadual pelo Fluminense, bicampeão da Taça Guanabara e bicampeão pernambucano pelo Santa Cruz. Crônicas de um ex-jogador, seu 4º livro, recebeu medalha de bronze do I Premio João Saldanha de Jornalismo Esportivo 2010.
 
Atualmente é Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Município de Três Rios, RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *