Rio de Janeiro apresenta candidatura para evento da Special Olympics

Anúncio foi feito no estande do Governo do Estado durante a Soccerex

 

Foto: Marcelo Santos / SEEL

 

O Governo do Rio de Janeiro confirmou, nesta quarta-feira, a intenção de sediar a 1ª Copa de Futebol Unificado Special Olympics. A secretária estadual de Esporte e Lazer, Marcia Lins, entregou um caderno de candidatura ao presidente da Special Olympics para a América Latina, Dennis Brueggemann, em uma cerimônia realizada no estande do Estado na Soccerex. Estiveram presentes os Embaixadores da Special Olympics Carlos Alberto Torres, Robson Caetano, Adriana Samuel e Ricardo Rocha.

 

Com a proposta de inclusão através do esporte, a 1ª Copa de Futebol Unificado Special Olympics trará 600 atletas de 24 países para a competição. Será uma oportunidade para atletas e colaboradores com deficiência que poderão trabalhar como árbitros, membros do comitê organizador, promotores desportivos e treinadores.

 

– Sabemos que esse é o início de um processo. Queremos, com a realização de mais este grande evento, acender uma luz para a inclusão não só no esporte, mas no dia a dia. Esse é um momento importante para o mundo porque o esporte é transformador e o calendário do Rio de Janeiro é especial. E essa primeira Copa de Futebol é um evento que nasce aqui, com a alma do carioca, e que sabemos que vai ficar por anos e anos -, afirmou a secretária Marcia Lins.

 

Para o presidente Dennis Brueggemann, a realização da 1ª Copa de Futebol Unificado Special Olympics no Rio de Janeiro é um projeto importante para todo o país.

 

– Estamos entrando pelos próximos dois anos em uma aventura juntos. Não é apenas um evento que estamos organizando, estamos lançando uma campanha de mudar o mundo e abrir as portas para todas as pessoas que têm deficiência intelectual. Isso vai ser um desafio, mas também um projeto importante para o Brasil -, disse.

 

Embaixador da Soccerex e da Special Olympics, Carlos Alberto Torres agradeceu a secretária por comandar os grandes eventos            que são realizados no estado do Rio de Janeiro.

 

– Queria ressaltar o trabalho realizado pela secretária Marcia Lins. Pouca gente sabe, porque ela fica mais na retaguarda, mas nós somos testemunhas do esforço que ela faz no sentido de oferecer o melhor para todos do Rio de Janeiro em matéria de organização de eventos esportivos. Agradeço, em nome de todos os desportistas, o que ela tem feito pela cidade do Rio de Janeiro e por todo o estado também -, concluiu.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5 % da população de um país em desenvolvimento é de pessoas com deficiência intelectual. No Brasil, este dado seria traduzido em cinco milhões de pessoas, dos quais um milhão no Rio de Janeiro. Atualmente, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer oferece, no Projeto Rio 2016, oito modalidades esportivas para pessoas com deficiência. Além de beneficiar atletas de paradesportos por meio do Programa Bolsa Atleta.

 

Fundada pela família Kennedy em 1962, a Special Olympics tem hoje cerca de quatro milhões de atletas em 170 países. A meta, para 2013, é atingir cinco milhões. Nos últimos Jogos Mundiais de Atenas, realizados em 2010, dos sete mil participantes, 1700 eram atletas de futebol.

 

texto: Vanessa Camera

 

One thought on “Rio de Janeiro apresenta candidatura para evento da Special Olympics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *