MAIS UM ESCÂNDALO NA CBF

Embora todos nós que trabalhamos com futebol estejamos cansados de ouvir histórias parecidas, a denúncia do presidente do Sport, Luciano Bivar merece uma reflexão, na pior das hipóteses. Há casos graves, outros sugerem – no mínimo – que se desconfie, mas dizer taxativamente que um jogador do seu clube foi convocado para a seleção brasileira através de lobby, até onde sei, é a primeira vez. É um caso para apuração numa hora em que o País é o centro das atenções pelos eventos que se aproximam. Não precisa prender ninguém, mas dá uma satisfação, pelo menos, já ajuda.

O Lance fez o seu papel. Deu a notícia, na sexta-feira, através do site, publicou o depoimento de Bivar e repercutiu hoje (09-03-13) ouvindo todas as partes envolvidas. Belo trabalho, jornalismo limpo, como tem que ser feito. E daí, pergunto. Amanhã o pessoal vai dizer o que ? Que a CBF não sabe de nada, a Fifa fica calada, como sempre, quando lhe convém, e cai no esquecimento na próxima semana. É assim que lidamos com esse tipo de coisa. Afinal, o ano está apenas começando, vamos com calma.

O presidente do Sport diz que pagou para que seu jogador fosse convocado por Leão, então técnico da seleção, que afirma ter chamado o volante, em 2001, pelo que ele estava jogando, não por influências externas. E defendeu-se, como convém. O treinador argumenta que chamou Leomar porque não podia convocar jogadores dos grandes times nem estrangeiros, portanto, está com a consciência tranqüila, mas pede a apresentação dos culpados.

Incrível como as coisas acontecem nesse país.  Uma denúncia desse porte é lançada no ar pelo presidente de importante clube do futebol brasileiro, envolvendo o técnico da seleção brasileira, a própria seleção, e fica o dito pelo não dito. Pior ainda, o principal envolvido é uma pessoa que ninguém conhece, não tem nome, nem identidade. É o famoso lobista, tantas vezes denunciado mas nunca encontrado.

Não é novidade que tudo isso tenha acontecido, como denuncia o presidente do Sport, na gestão de Ricardo Teixeira, onde, comprovadamente, escândalos maiores aconteceram. Era assim a CBF e, parece, vai continuar assim, pela omissão do presidente José Maria Marin nesse caso. Já deveria ter-se manifestado, pedido sindicância, no mínimo, apurar a verdade, fazer alguma coisa. Não basta o deputado Romário vir a público pedir CPI. Ele sabe muito mais que isso e nunca denunciou nada. E CPI também não resolve. Houve uma que virou livro e está proibido de ser vendido. Levanta essa Romário, está embaixo dos seus pés.

A Fifa, interessada nas obras dos estádios, por razões diversas,  fica calada. Claro, também tem telhado de vidro. É uma casa sob suspeita, entre coisas, de corrupção, roubalheira desenfreada, basta ler o “Jogo sujo” e “Como eles roubaram o jogo”. Está tudo ali, com documentos e entrevistas esclarecedoras sobre o que se passa na sede da Suíça. O futebol agradece ao pessoal  do Lance por mostrar mais essa sujeira, pena que todo esse trabalho não vai dar em nada. No máximo a velha pizza.

One thought on “MAIS UM ESCÂNDALO NA CBF

  1. Salve
    Valeu o post com sua opinião. Impressionante, sempre foi comentada a participação de empresärios nos clubes, convocações … Mas agora o presidente do Sport (que deve ter suas razões, óbvio) colocou isso para a imprensa. E aí?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *