ÁRBITRO DE VÍDEO NA COPA

Não há como ignorar que a grande expectativa da copa do mundo da Rússia está voltada para a introdução do árbitro de vídeo, pela primeira vez no torneio de seleções mais importante do planeta. O futebol, finalmente, se rende à tecnologia para tentar minimizar os prejuízos causados por erros que marcaram outros mundiais, o mais importante em 1966, que acabou dando o único título aos ingleses, que jogavam em casa. O que poderá acontecer com a novidade, quais as vantagens ou prejuízos que possam causar aos mais importantes árbitros do futebol mundial, escolhidos supostamente por serem os melhores de cada continente ?

Conversamos com Aristeu Leonardo Tavares, um dos mais conceituados árbitros do futebol brasileiro, Coronel da Policia Militar do Rio de Janeiro, ex-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Instrutor de Regras da Fifa com larga experiência como assistente, de 1987 a 2007, incluindo o mundial de 2006, na Alemanha, com Carlos Eugênio Simon.

– O que vejo de mais positivo na utilização do árbitro de vídeo é eliminar as dúvidas objetivas, reparar injustiças, evitar prejuízos, que hoje são muito caros para as seleções, no caso da copa do mundo. Ele vem para retificar um possível erro dos árbitros, comuns por serem humanos, portanto inevitável.

NÃO PODEM TIRAR A FORÇA DO ÁRBITRO ?

– De forma alguma. Foi criado exatamente para dar respaldo aos árbitros, tirando dúvidas, esclarecendo lances que possam passar despercebidos. Serão usados em lances críticos como se a bola transpôs a linha de gol, se uma falta foi dentro ou fora da área, se o jogador ajeitou a bola com a mão, tão comum, já custou a eliminação da Suécia, contra a França, qualquer lance duvidoso. Em tese, não tira a força do árbitro A decisão, interpretação será sempre dele.

SERÁ A COPA DO VÍDEO ?

– Com certeza, como 1970 foi a copa dos cartões, uma boa medida, que permanece até hoje e nunca foi modificada. O vídeo vem para ficar, ajudar na arbitragem, melhorar o trabalho difícil e ingrato dos árbitros. Se cometer um erro durante um jogo será jogado em seus ombros a responsabilidade sobre um mal resultado. Se apitar bem, sem nenhuma falha ninguém diz nada, é obrigação. É assim que funciona.

VAI EXIGIR MELHOR PREPARO DOS ÁRBITROS ?

– Não acredito. Penso que o trabalho de preparação organizado pela Fifa será muito exigente, como sempre foi. É uma barra pesadíssima porém o pessoal convocado, em tese, é o melhor do mundo, todos qualificados.

QUEM É O MELHOR ATUALMENTE

– Há excelentes árbitros. Gosto muito do (Wilmar) Roldán, da Colombia, (Nestor) Pitana, da Argentina, Felix Brich (Alemanha), Cüneyt Çakir (Turquia) e Ravshan Irmatov (Uzbequistão). Com certeza, desse grupo sairá o finalista. Podem apitar qualquer jogo, numa escala imaginária de três categorias. Os que podem apitar todos os jogos, os que podem apitar quase todos os jogos e os que podem apitar alguns jogos. No Brasil, além do Sandro Meira, gosto do trabalho do Anderson Daronco (RS) e Raphael Klauss (SP)

COMO CHEGAR NUMA COPA SEM PRESSÃO ?

– Um árbitro tem que se basear em três pilares para fazer parte de um grupo de ponta, ganhar o escudo da Fifa, trabalhar numa copa do mundo. Técnica, essencial em qualquer atividade profissional. Se o cara é bom tem meio caminho andado. Física, tem que estar sempre “voando” bem preparado, levar vida regrada, ser profissional de verdade que a carreira, como a de jogador, é curta. E psicológico, para superar a ansiedade, não sofrer a pressão que existe em todos os jogos, manter a auto-estima elevada. O resto fica mais fácil.

A Fifa selecionou 36 árbitros, entre as Confederações da Europa (10) Ásia (6), África (6), Concacaf (6) Conmebol (6) e Oceania (2) e convocados 13 árbitros de vídeo, entre eles o brasileiro Wilton Sampaio, de Goiás-Fifa. Não serão usados AA (árbitros adicionais), na lateral das balizas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *