O gol e a lua


Novembro de 1969 lembra dois fatos históricos. A chegada do homem à lua pela segunda vez, e o único gol 1000 marcado por um jogador de futebol. No dia 19 de novembro a história das conquistas espaciais ganha um novo rumo e o futebol nunca mais seria o mesmo. Pelé mudou o rumo desse esporte com suas marcas fantásticas, aparentemente inatingíveis.

Ninguém foi tão longe como os americanos. Ninguém fez tantos gols quanto Pelé, que marcaria mais 281 depois daquela quarta-feira histórica para os torcedores que foram ao Maracanã. Manuel Amaro de Lima, árbitro pernambucano entrou para a história pelo caminho certo, ao marcar a falta de Fernando no rei do futebol. Andrada fez cena, foi canastrão, mas se consagrou arqueiro do rei.

Na hora do lançamento da Apollo 12 em Cabo Canaveral, a tripulação levou um susto quando, nos primeiros momentos da subida, um raio atingiu o foguete Saturno V e destravou virtualmente todos os controles de circuitos elétricos do Módulo de Comando da Apollo, o Yankee Clipper.

Foi um grande susto para o pessoal da base, mas a tripulação se manteve calma, o foguete continuou seu caminho para a órbita e em instantes estava sob controle novamente. Não houve nenhum dano permanente e o vôo para a Lua e os preparativos para a descida foram absolutamente normais. No dia da descida na lua, 19 de novembro de 1969, Charles Conrad e Alan Bean estavam prontos para o grande desafio.

Na véspera do gol histórico, no treinamento de terça-feira em São Januário, o goleiro titular, o argentino Andrada sentiu alguma coisa e foi atendido pelos médicos do clube. O reserva, Valdir, levou um susto, embora estivesse em boas condições e gostaria de jogar aquela partida, como qualquer goleiro do planeta. Mas a recuperação aconteceu a tempo e Andrada entrou em campo a caminho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *