115 años de leyenda

Real Madrid  surgiu quando começou a ser introduzido na Espanha um novo desporto, o futebol, oriundo da Inglaterra, no fim do século XIX. No início dos séculos XX vários clubes foram criados, atraídos pelo grande número de praticantes. Um deles foi o Madrid Football Club, que foi o embrião do atual Real Madrid. Julián Palacios foi o seu primeiro incentivador, mas quem constituiu oficialmente a instituição foi Juan Padrós, em 1902. Ganhou adeptos a um ritmo tão grande que levou à solicitação, por parte do Madrid, de um torneio em homenagem ao rei Afonso XIII. Essa iniciativa acabaria por transformar-se na Taça da Espanha.

Os primeiros anos de vida do clube foram unidos em torno da figura de Julián Palacios. Foi ele quem, em 1900, convocou uma assembleia geral para nomear os jogadores que formariam a equipa principal do Madrid. Os irmãos Padrós recolheriam testemunho pouco depois. O futebol começava a tornar-se o epicentro de muitas tertúlias e o número de associados crescia a passos de gigante. A constituição como clube deu-se a 6 de Março de 1902, com uma direção presidida por Juan Padrós. Aqueles dirigentes sonhadores propuseram ao presidente da câmara de Madrid, Alberto Aguilera, a criação de um primeiro torneio de futebol. Foi então instituída uma primeira competição de futebol em honra de Sua Majestade o rei Afonso XIII. Foram cinco os clubes que formalizaram a inscrição para participar neste torneio, que acabou por ser disputado no Hipódromo. Nascia nesse preciso momento a Taça da Espanha e a marca distintiva do Madrid, o triunfo. Nas primeiras seis edições, os brancos conseguiram quatro títulos.

A marca da vitória nasceu com o Madrid Foot-Ball Club,  que começa a disputar a principal categoria do Campeonato Espanhol de Futebol (La Liga ou Liga das Estrelas) desde a sua fundação, em 1929, tornando-se  seu recordista de títulos com 32 conquistas. O sucesso nascia junto com a marca Madrid, que em 1920 recebeu o titulo REAL, dado pelo Rei Afonso XIII  juntamente com a coroa real no emblema, o Real Madrid leva o apelido de merengue devido a cor branca do uniforme. O Real Madrid disputa suas partidas como mandante desde 1947 no Estádio Santiago Bernabéu, anteriormente chamado Novo Estádio de Chamartín, que conta com uma capacidade para 81.044 espectadores É uma das entidades mais premiadas e reconhecidas do mundo, recebendo no futebol o título de Melhor Clube do Século XX pela FIFA, em dezembro de 2000 e o primeiro entre todos os Clubes Espanhóis e o título de Melhor Clube Europeu do Século XX pela IFFHS, em maio de 2010. Como principais conquistas estão 5 Mundiais de Clubes (recorde), 11 Liga dos Campeões – recorde – sendo pentacampeão de 1956 a 1960, 32 Campeonatos (Liga) – recorde – 2 Liga Europa, 3 Supercopa da Europa, 19 Copa do Rei, 9 Supercopa da Espanha, 1 Copa da Liga Espanhola e 2 Pequena Copa do Mundo (extinta).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *