WORLD SOCCER ESCALA CAFU NA SELEÇÃO ETERNA

Capitão do penta em 2002

A revista World Soccer publicou na edição deste mês, o que, na sua opinião, é a melhor seleção de todos os tempos, no futebol. Não discuto, até porque não sei que tipo de critério foi usado para selecionar os onze maiores jogadores da história. Mas fica difícil para nós, brasileiros, digerir a escalação de Cafu como melhor lateral direito, quando vimos Leandro, Djalma Santos e Carlos Alberto Torres, eleito pela Fifa com melhor de todos os tempos. Para citar apenas brasileiros. Enfim, a seleção é deles e vamos divulgar: Yashim (União Soviética), Cafu (Brasil), Bobby Charlton (Inglaterra) Beckenbauer (Alemanha) e Maldini (Itália); Zidane (França), Cruyff (Holanda) e Di Stéfano (Argentina); Maradona (Argentina), Pelé (Brasil) e Messi (Argentina).

A escalação tem outro brasileiro não selecionado, que faz parte do time eleito pela Fifa, ao terminar o século vinte. Falo de Nilton Santos, mas não discuto, repito, é um critério da revista e respeito. Mas acho pouco provável que o nosso maior lateral tenho sido inferior ao italiano Maldini, por mais que ele tenha jogado. Muito pouco provável. Algumas curiosidades, entre elas a escalação de Casillas como sexto melhor goleiro da história, à frente de lendas como Sepp Maier, Kahn, Jannings, Van der Saar e Zenga e Messi como único jogador em atividade.

No total 102 jogadores foram citados pelo menos uma vez e Brasil e Itália, com 17 representantes foram os países que tiveram maior presença nos votos. Os jogadores em atividade que foram citados estão Buffon, Casillas, Cech, Daniel Alves, Lahm, Zanetti, Terry, Cristiano Ronaldo, Iniesta, Xavi, Giggs, Ronaldinho, além de Messi. Como treinador, primeiro Sir Alex Ferguson, seguido de Rinus Michels, José Mourinho, Pep Guardiola e Helenio Herrera.

A revista World Soccer editada no Reino Unido é especializada em futebol e reconhecida como uma das melhores em todo o mundo. Desde 1982 entrega o prêmio de Melhor jogador do ano, Técnico do Ano e Equipe do ano. A partir de 2005 passou a premiar a Revelação do ano e o Árbitro do Ano. A premiação do melhor jogador é um dos mais importantes no mundo, dividindo espaço com a Bola de Ouro, organizada pela Fifa.

Em oito oportunidades brasileiros foram eleitos Melhor jogador do ano sendo Zico o primeiro, por sua atuação na Udinese, em 1983, até porque nunca um premiado atuava fora do continente europeu. O primeiro premiado, em 1982, foi Paolo Rossi, do Juventus, ajudado, claro, por sua atuação na seleção italiana na copa do mundo. Ronaldo ganhou em 1996 (Barcelona), 1997 (Internazionale) e 2002 (Real Madrid), Rivaldo (Barcelona) em 1999, Ronaldinho Gaucho (Barcelona) em 2004 e 2005, e Kaká (Milan), em 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *