A
O goleiro De Gea, revelado no Atlético de Madrid e titular do Manchester United, foi convocado para o lugar do capitão Iker Casillas, recuperando-se de uma fratura na mão esquerda, de volta aos treinos, mas sem condições de jogo. Victor Valdés, do Barcelona, deverá ser o titular da seleção Roja, em Saint Denis. Del Bosque optou por convocar 24 jogadores, forçado pelas condições de vários jogadores, incluindo Javi Garcia, outra surpresa, que também se recupera de lesão.
Oito jogadores atuam fora da Espanha, fenômeno acentuado após as três últimas conquistas seguidas (duas Copa da Europa e a Copa do Mundo de 2010), quando 193 jogadores espanhóis foram vendidos para o exterior. Todos foram comprados por clubes ingleses: Cazorla e Monreal (Arsenal), Javi Garcia e Davi Silva (Manchester City), Mata e Azpilicueta (Chelsea), De Gea (Manchester United) e Reina (Liverpool).
O Barcelona, mais uma vez, cedeu a base da seleção campeã do mundo, nove convocados: Victor Valdez, Piqué, Jordi Alba, Busquets, Iniesta, Xavi Hernández, Cesc Fábregas, Pedro, e Davi Villa. O Real Madrid teve Arbeloa, Sergio Ramos, Xabi Alonso e Albiol convocados. O Sevilha contribuiu com dois atacantes, Jesus Navas e Negredo e o Málaga cedeu Isco, das seleções de base e uma das grandes revelações do futebol espanhol. Fernando Torres, Javi Martínez e Puyol foram as ausências comentadas.