Há
O TIME É MUITO DEPENDENTE DE CRISTIANO RONALDO ?
– Em Portugal há quase unanimidade em considerar Cristiano Ronaldo o melhor jogador do mundo, embora eu considere Messi mais completo. Ronaldo está na melhor fase de sua carreira, muito bem orientado por José Mourinho, joga numa grande equipe, todos dispostos a ajudá-lo e acarinhá-lo. Acho que vai ser sempre um grande jogador, enquanto tiver a explosão que tem hoje, que é inegável. Está com 27 anos, no auge, mas com o tempo … veremos. É, sem dúvida o grande nome do time, da própria competição. Será muito importante para a campanha de Portugal.
HÁ COMPARAÇÕES COM EUSÉBIO ?
– Não se discute muito isso por aqui. Eusébio tem aquela aura de “lenda” e as pessoas até parecem não querer tocar no assunto. Particularmente penso que Ronaldo, pela tecnologia atual, meios de comunicação, publicidade e redes sociais ficará mais na memória do torcedor. Mas isso não é motivo de discussão nos botequins, até porque teríamos que incluir o Figo nessa briga.
O TORCEDOR ESTÁ CONFIANTE ?
– As perspectivas da galera daqui quanto ao sucesso de Portugal no Euro, estão para já moderadas, diria mesmo, muito moderadas, tendo em vista a desilusão na final de 2004 com o Felipão no comando, a fraca prestação da seleção para a qualificação 2012 (teve de ir na repescagem) e o grupo que Portugal tem pela frente em 2012, Alemanha, Holanda, Dinamarca, é pedreira irmão ! Aqui se costuma dizer que futebol são 11 contra 11, e no final ganha a Alemanha (isso já virou provérbio).
QUAL FOI O PROBLEMA COM RICARDO CARVALHO ?
– O cara ficou chateado de ser reserva em um ou dois jogos para a qualificação e abandonou a concentração sem dizer nada. Meteu as malas no carro e se mandou. O técnico Paulo Bento não gostou, e apoiado pela Federação Portuguesa de Futebol, vaticinou que com ele no comando o Ricardo Carvalho não era mais chamado. Teve aquele pedido de desculpas e tal, mas não colou e o cara ficou mesmo de fora. Paralelamente a este caso, teve também o caso Bosingwa, lateral titular da seleção Lusa e do Chelsea, que também reclamou do técnico e ficou barrado também. Mas esse caso teve bem menos repercussão que o do Ricardo Carvalho.
QUE AVALIAÇÃO VOCÊ FAZ DA SELEÇÃO ?
– Quanto às escolhas para o Euro, não houve muita surpresa. Penso que o terceiro goleiro poderia ser o Quim (Braga) em vez do Beto que joga no Cluj da Bélgica. A Surpresa foi o Miguel Lopes e o Custódio, ambos do Braga, que fez um final de campeonato fantástico. Apostava também no Hugo Viana (Braga) que fez um campeonato super regular, tem uma noção de passes fora de série e chuta muito bem de meia distância e que poderia ter sido chamado na vez do Ruben Micael, que é meio cisca cisca e irregular ao longo das partidas. Foi também merecidamente chamado para avançado o garoto do Benfica, Nelson Oliveira, 20 anos de grande força e velocidade e vontade de aparecer ao mundo.
INDEPENDENTE DOS CONVOCADOS QUAL A SELEÇÃO DO CAMPEONATO ?
– Vamos começar pela defesa, que tem o goleiro Artur Morais (Benfica), veio a custo zero do Braga e agarra muito. Alto, muito elástico, bem calmo e transmite uma segurança tremenda para o time, principalmente à defesa, sonha em jogar pelo escrete canarinho. E te digo que a baliza do Brasil ficaria bem entregue. O lateral direito é o João Pereira (Sporting). Baixinho, raçudo e caceteiro. Central é Rolando (Porto) a par do Luisão (Benfica). Ambos altos, patrões da defesa e bons, mesmo muito bons nas bolas altas de cabeça dentro da área adversária. Zaga esquerda, Maicon (Porto) seguro e forte. Lateral esquerda : Álvaro Pereira (Porto) embora nos últimos jogos tenha ficado de fora, porque se manifestou que queria ir embora.
NO MEIO DO CAMPO.
– Aimar (Benfica) pura classe e unanimidade que é o melhor jogador a atuar em Portugal,Javi Garcia (Benfica) e João Moutinho (Porto) Na direita, sem qualquer dúvida, Hulk (Porto), forte, muito forte mesmo, veloz que nem um raio e de cada 10 remates acerta 9 na baliza sempre com um perigo impresisonante. Centro avante foi Cardozo (Benfica) o melhor marcador do campeonato. Um mal amado pela torcida, mas a verdade é que está sempre lá para faturar. Não é esfuziante nas comemorações e só tem pé esquerdo. Mas é mortal dentro da área e nas faltas perto da área, principalmente naquelas que dá jeito para o pé bom… lá vem bomba e bem colocada. Normalmente fatura. Deixaria também nota muito positiva para o Rodrigo, que ficou muito em baixo de forma depois da pancada que levou na Rússia do Bruno Alves (o filho do Washington) e fraturou a anca.Esquerda : O garoto James Rodriguez (Porto), craque, craque.
QUEM FOI O CRAQUE DO CAMPEONATO ?
– O argentino Pablo Aimar, do Benfica, que você viu jogando na primeira rodada do campeonato, contra a Academica de Coimbra. Fez um campeonato espetacular e foi escolhido por unanimidade. É um jogador fantástico. Muito técnico, veloz, driblador e com a experiência que adquiriu na Espanha, jogando no Barcelona e no Real Madrid, encontrou seu espaço no Benfica e fez partidas memoráveis. Foi uma das melhores contratações do clube nos últimos anos.
Sergio Vieira é “fluminense” duas vezes. Nasceu no Rio e torce pelo tricolor das Laranjeiras, antes de se apaixonar pelo Benfica, quase uma religião. Casado com a paulistana Rose Vieira, também tricolor (?), filho de “seu” Martins e “dona” Isolina, nascidos em Gondomar, Porto, que viveram muitos anos no Brasil e retornaram para a terrinha. Lá passamos as melhores férias de que se tem notícia, viajando todo o norte de Portugal, Fátima e Coimbra, onde estuda o filho mais velho Leonardo (Leco), na FCDEF (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física) e a linda Iara, de 16 anos de muito charme, alegria e simpatia a quem amo muito. Sergio é Gestor Comercial no banco Millennium, em Aveiro, a Veneza Portuguesa, cidade aconchegante, de muita beleza e a tradicional hospitalidade dos irmãos portugueses.