Se
Mais que isso, Conca é admirado por torcedores de outros times, freqüenta com assiduidade as seleções da rodada e, certamente estará novamente entre os melhores do campeonato brasileiro. Tem sido assim desde janeiro de 2008, quando chegou para o Fluminense.
Alguns observadores arriscam até um palpite mais audacioso. Se Conca fosse brasileiro seria convocado para a nossa seleção. Teria vaga no time escolhido por Dunga para a copa do mundo da África do Sul, em junho/julho. Pelo menos o meio-campo ganharia em qualidade. Além da liderança técnica que ele exerce naturalmente no grupo do Fluminense.
Para entender essa questão fiz o básico. Procurei quem conhece o assunto, o jornalista e amigo Manolo Ebelbaum, argentino residente no Brasil há muitos anos, torcedor do Flamengo, como você vai perceber.
– Que eu saiba nunca houve a menor rusga entre dirigentes da AFA e Conca. Acredito que seja apenas por esquecimento; falta de informações; má fé ou burrice propriamente dita. E olha que estamos numa era em que temos o mundo e as informações na ponta dos dedos. Literalmente! Pessoalmente gostaria de vê-lo -a Conca- com a mesma camisa que uma vez usou Doval no final dos anos ’60 e começos da década de ’70!!!
NÃO HÁ NENHUMA HISTÓRIA QUE JUSTIFIQUE ESSE ESQUECIMENTO ?
– Aqui não há nenhuma estória para contar. Se trata dum dos mistérios que o futebol nos proporciona já com alguma frequência. Grandes jogadores esquecidos pelos técnicos selecionadores. Lá eles com a sua pseudo sabedoria.
ELE NUNCA BRILHOU NUM GRANDE, ISSO ATRAPALHOU ?
– Conca começou sua carreira nas divisões menores do modesto Tigre, atualmente na 1ª divisão do Campeonato Argentino. Depois passou para o River Plate onde foi defenestrado pelo técnico (?) Leonardo Astrada que no ano 2000 teve uma triste passagem pelo Grêmio; Universidad Católica de Chile; Rosário Central; Vasco da Gama e, finalmente no Fluminense.
CONCA É MAIS UMA DAQUELAS JOIAS ARGENTINAS ?
– Certamente você poderá afirmar que sua maestria no trato com a bola é oriunda da sua passagem pelo River Plate e devidamente polida pelo nosso querido e pranteado Delém que, na época era diretor de todas as divisões de base de River Plate, que deu jogadores da categoria de Saviola, Aimar, Mascherano, Demichelis, Higuaín, Gallardo, DÁlessandro, Crespo, Falcão colombiano, Garcé, Carrizo e paro por aqui para não ser chato.
ESSA BOA FASE DELE NÃO PODERÁ LEVÁ-LO A SELEÇÃO ?
– Recentemente andei dando um bordejo por Buenos Aires y pude constatar nas redações pelas quais passei, que já estão tomando conhecimento das qualidades técnicas de este excelente meio-campista. Isto devido a minha prédica de vários anos para que tenha, pelo menos, uma passagem pela seleção argentina já que seria o mínimo que Conca mereceria. Tanto é assim que os principais matutinos já começaram, palidamente, a dar informações sobre este jogador, para mim o verdadeiro “motorzinho” gerador de fantásticos passes para seus companheiros.
CONCA SERIA UM BOM REFORÇO PARA A SELEÇÃO ?
– Tomara que com o novo técnico da seleção, Sergio “Checho” Batista, que foi campeão mundial em México 1986 e vice campeão na Itália 1990, pouse seu olhar neste muito mais que bom futebolista. Será justiça!
Caro Iata, como vai,
Meu nome é Fabiano, sou de São Gonçalo-RJ.
No dia 30 de Outubro eu estava ouvindo o giro esportivo do qual para mim é o melhor e achei fantastico os seus comentários sobre o Conca “eu sou tricolor é verdade..mais ´não é por isso.” O Luiz Ribeiro falar que o Conca não é craque …se o Ganso pegar uma bola na linha de fundo marcado consegue passar por cima do cara, e o Conca não …fala sério ….acho que ele não está acompanhando os jogos do Conca,só está sabendo o resultado final.
O Ganso começou em um clube estruturado rodeado de craques e um grande técnico.E o Conca ???começou aonde,com todo respeito ao River Plate.O Conca está totalmente adpitado ao futebol brasileiro,só que existe alguns que tem algum preconceito com estrangeiros.
Um grande abraço…Voçês está de parabéns.