O
Antes da cirurgia Abidal ainda participou de um amistoso pela França, enfrentando a Alemanha, em Bremen, com a vitória dos franceses por 2×1. O anuncio da presença de Abidal entre os 19 jogadores relacionados pelo líder do campeonato, foi postado no Twitter do próprio Barcelona. A volta de Abidal foi antecipada pela grande quantidade de desfalques do Barcelona, que não poderá escalar Victor Valdés, cumprindo suspensão, Puyol, Jordi Alba, Adriano, Xavi e Pedro, machucados.
Logo após a descoberta do tumor no fígado Abidal foi submetido a um transplante, dia 10 de abril do ano passado, quando se estabeleceu a dúvida sobre a volta do jogador aos gramados. No dia 20 de março deste ano o lateral participou de um amistoso com a filial do Barcelona contra o Istres da Segunda Divisão francesa, porém ninguém arriscou uma previsão para o seu retorno aos gramados, apesar de já estar liberado pelos médicos.
Ao saber da convocação de Abidal, o volante Mascherano postou uma mensagem no twitter dando força para o companheiro: “É uma alegria imensa. Abi volta a ser convocado. Felicidades, gênio, você merece”. Uma grande vitória da medicina o sucesso do transplante e o retorno de Eric Abidal aos campos, onde ele sabe desempenhar com grande habilidade sua profissão. Que seja muito feliz.