O Real Madrid completa hoje 111 anos com o título de Maior Clube do Século XX, concedido pela Fifa, por suas conquistas no futebol, principalmente, e basquete. Maior ganhador do campeonato espanhol com 32 títulos, lidera também na Liga dos Campeões, vencedor em nove edições do maior torneio de futebol do mundo. Fundado no dia 6 de março de 1902 como Madrid Foot-Ball Club, já com o uniforme branco, recebeu o título Real do Rei Afonso XVIII, em 1920, juntamente com a coroa real no escudo.
Os merengues tem motivos de sobra para comemorar a data, após três vitórias seguidas nos maiores clássicos do futebol mundial, derrotando duas vezes seguidas o Barcelona, na Copa do Rei, quando se classificou para a final com o Atlético de Madrid, e Manchester United, passando para as quartas-de-final da Liga dos Campeões, onde tem Cristiano Ronaldo como principal artilheiro. Independente da grave crise financeira que assola a Espanha, o Real Madrid foi, pelo quinto ano consecutivo, o clube que mais faturou no mundo.
A decisão do quinto título consecutivo do Real Madrid na atual Liga dos Campeões (antes Copa da Europa) é considerado por muitos como a maior partida de futebol de todos os tempos. Não vou me arriscar a contrariar aqueles 130.000 profissionais e torcedores que estiveram presentes ao Hampdem Park e viram a histórica goleada dos brancos sobre o Eintracht-Frankfurt por 7×3, com 4 gols de Puskas, um de penalti, e 3 de Di Stéfano. Essa partida foi retransmitida durante muitos anos pela BBC de Londres, no Natal, em homenagem ao futebol, criado por eles, como um presente aos torcedores. Os merengues não esquecem aquele 18 de maio de 1960, muito menos o fabuloso time formado por Dominguez, Marquitos e Santamaria; Pachin, Vidal e Zárraga; Canário, Del Sol, Di Stéfano, Puskas e Gento.
O Real tem como referência o branco, usado desde sua fundação e consagrado mundialmente ao conquistar o pentacampeonato da Liga dos Campeões, de 1956 a 1960, liderado pelo lendário Alfredo Di Stéfano, hoje presidente de honra do clube. O seu escudo foi modificado várias vezes em tentativas de modernização e hoje é a marca mais valorizada do futebol mundial. Seu estádio, o Santiago Bernabéu, localizado no bairro Chamartin, foi inaugurado em 1947 e tem capacidade para 85 mil torcedores. Ao contrário da maioria dos clubes europeus, no Real Madrid, os sócios tem propriedade e operam no clube desde a sua criação. O Real é o clube de futebol mais rico do mundo em termos de receitas.
O Real Madrid lidera o ranking nacional com 32 títulos conquistados, 18 Copa do Rei da Espanha, 9 Supercopa da Espanha, além de ser um dos três (Barcelona e Athletic de Bilbao) clubes a nunca ter sido rebaixado para a segunda divisão espanhola. Em competições internacionais o clube merengue também se destaca, além das 9 Liga dos Campeões, 3 títulos mundiais, sendo um deles contra o Vasco da Gama, 2 Liga Europa de Futebol e 1 Supercopa da Europa, totalizando 15 títulos internacionais.
O Real Madrid é responsável por quatro das cinco maiores contratações do futebol mundial: Luis Figo (2000) por 56 milhões de euros, Zinedine Zidane (2001) comprado por 72 milhoes, Kaká (2009) por 65 milhões e Cristiano Ronaldo (2009) que custou 94 milhões de euros. Em termos de receita é o clube mais rico do mundo, liderando em receitas nos últimos cinco anos.
O estádio Santiago Bernabéu está localizado em Madrid e foi concebido pelos arquitetos Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio e inaugurado em 14 de dezemnbro de 1947. Tem capacidade para 85.354 espectadores, todos sentados, e as dimensões de 107 x 72 metros. O Santiago Bernabéu é situado no Paseo de la Castellana, no distrito Chamartin de la Rosa. Ocupa o bloco delimitada pelo Paseo de la Castellana e as ruas de Concha Espina, Rafael Salgado e Father Damien, e tem acesso ao metro de Madrid só, a estação do Santiago Bernabéu, na Linha 10.
Entre os grandes jogadores de todos os tempos, alguns brasileiros fizeram história no Real Madrid, entre eles Evaristo, Didi, Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno e Canário, que fez parte do maior ataque da história do clube, ao lado de Del Sol, Di Stéfano, Puskas e Gento, considerado pelos espanhóis como o melhor de todos os tempos no mundo. Kaká e Marcelo estão em atividade, além de Robinho, Sávio, Flavio Conceição e Cicinho.
realmente e o maior ganhou 5 champions seguidos aqui na america nenhum brasileiro nunca vai ganhar 5 libertadores seguidos essa eu duvido agora só falta o Real Madrid conquistar o Mundial de Clubes FiFa no final do ano de 2014