VISÃO AMERICANA DO FUTEBOL BRASILEIRO

 

Sergio Lima mora há 25 anos em Houston, Texas, USA, depois de encerrar a carreira de jogador artilheiro com passagem marcante pelo America, do Rio, onde jogou ao lado de Edu Coimbra, Tadeu Ricci, Luisinho Lemos, Flexa, Badeco, Renato Silveira, Braulio e outros craques que fizeram história no time da Rua Campos Sales. Atualmente Lima dirige uma revista mensal e um jornal bilingue, que atende à grande colonia brasileira no segundo maior estado americano. 

Foi titular no time do Internacional, formando com Valdomiro, Paulo Cesar Carpegiani, Escurinho e Lula, no ataque. Custou a se adaptar ao esquema do Sul, onde jogava quase fixo como centroavante. Valdomiro jogavam pelas pontas e Carpegiani se aproximava, com Falcão mais atrás. Jogou no grande time colorado que tinha ainda Manga, Figueroa, Claudiomiro e Vacaria, treinados por Rubens Minelli e foi campeão invicto.

Começou no Americano, de Campos (1960/1969), depois America (1970-1973), Internacional (1974), Guarani (1975), Deportivo Jalisco (Guadalajara, Mexico) (1976/1979), Atlas (Guadalajara) (1980/1981), Club Morelia (1982), Union (León, México) (1983/1984, Botafogo (Rio) (1984) e Cabofriense (1985), onde encerrou a carreira, treinado por Carlos Roberto.

Durante a Copa do Mundo de 1986, no México, onde estava de férias, foi convidado a fazer clínicas de futebol na Universidade de Houston, Texas, por duas semanas. Nunca mais deixou os Estados Unidos. Cidadão americano aposentado como funcionário público, criou um programa com esporte e educação para crianças carentes, especialmente para os latinos em geral e os afro-americanos da área metropolitana de Houston.
 
Hoje Sergio Lima tem como principais atividades a edição do jornal “Vida Brazil” (The First Brazilian Newspaper in Texas) e da revista “Brazilian Texas Magazine”. Duas vezes por semana, de 17 às 17 horas, ensina futebol numa escola pública. Feliz com o desenvolvimento do “Soccer” nos Estados Unidos, iniciado com a 
ida de Pelé e a formação do grande time do Cosmos, na década de 1970, Lima está preocupado com o futebol brasileiro e seus tentáculos, a menos de três anos da copa do mundo. Mandou o e-mail abaixo, que reflete o desconforto de quem está fora do país e gosta de ver a bolinha rolar na grama.

 

 

Estou extremamente decepcionado com nossos comentaristas de tv. Eles pensam, creio, que somos idiotas ou cegos, pois dizem coisas sobre os jogos que parece que estamos ouvindo o radio,sem desmerecer os maravilhosos, respeitados e extremamente conhecedores de futebol como são os locutores e verdadeiros comentarista das rádios do nosso Brasil. Assisti o jogo do Santos contra o Barcelona que jogou o  normal para mim. Trocou passes, nunca andou em campo quando tinha a posse de bola e correu muito, muito mesmo. Todos, mesmo quando nao tinham a bola. O Santos fez o contrario andou quando nao a tinha e trotou quando tinha a posse  dela, como faz a maioria dos times brasileiros.

Ai os comentaristas começam a inventar coisas para ilustrar a transmissão como se nao estivessemos vendo o jogo e as  bizarras deficiencias gritantes do time do Santos.  Não vejo no time do Barcelona esses jogadores todos fora de serie que falam. Tem o Messi sim, os dois meias Xavi e o Iniesta de excelente nivel e os outros jogadores padrão ou seja sabem que o futebol deles tem que ser jogado em grupo, sem individualidades, como fazem nossos times. Esse é o maior segredo do time espanhol.

O Messi quando perde a bola sai como louco atras do adversario, todos eles tem conciencia do valor e importancia da recuperação da bola e a humildade para fazer isso. O Daniel Alves na seleção sente isso porque lá os caras nao tem a mesma atitude com ele como no Barça. Exemplo dos dois meias do Barcelona no futebol brasileiro dos velhos e bons tempos, só para ilustrar, tivemos Tadeu Ricci, Carpegiani, Lola,Carlos Roberto, Muricy, Adilho, Andrade ainda Falcão, Socrates, Zico, Da Guia, Dirceu Lopes, Paulo Cezar Caju, Rivelino, Junior, Rivaldo, etc.  O Ganso e Danilo andaram o jogo todo esses garotos estao na faixa de 22 anos de idade, era para se matar de correr para frente e para tras, pois esse era o jogo da vida dos caras, a final mundial de clubes.

 

 

Se colassemos o Zico, hoje com 57 anos, em campo só para receber e criar ele faria melhor, HOJE. Porque tem caracter e vergonha, morreria em campo, mas nao entregaria o jogo sem se matar de brigar pela bola. Vi um time acovardado. Até Muricy estava passivo sentado no banco parecia aceitando a situação do teme em campo. O campeonato brasileiro foi frustante o Flamengo quando comecou o Brasileiro tinha pinta de campeão pela atitude guerreira do time todos corriam como o Barca, comecava a marcacao la na frente com alegria e fisicamente se via inteiro e sobrando, dava alegria ver o time jogar. 

Depois que comecaram a dizer que o Williams era craque ele desandou, o melhor jogador do Mengao nos ultimos 5 anos o que fazia e criava todas as jogadas de gol do Flamengo comecou a ficar la atras no sapatinho, deixando a responssabilidade para alguem assumir o espaco que ele tinha obrigacao de ocupar, quem?…LEO MOURA.o Diego Mauricio e Megueba em um jogo que vi no inicio eles entravam e corriam como loucos para frente e para tras ajundando os meias, depois comecaram a ficar mais preocupados em treinar as dancas para comemoracao e colocar esparadrapos nas munhecas para apecer diferente da Tv entao! Comecarm  correr so para frente e quando tinham a bola.

 O Botafogo mediocre so foi consciente da sua mediocridade quando tinha o excelente Joel Santana depois desandou, O Vasco se uniu e correu e lutou muito dentro de campo motivado pelo problema do seu treinador e pela ruindade dos que estavam pontuando o campeonato. O Palmeiras pessimo,o Gremio e Inter sem comentarios,Sao Paulo,Cruzeiro decepcionantes O Corinthians todo remendado,Alex,Danilo,Xeique ou Cheique,Adriano,Liedison recrutados foi o CAMPEAO!! Com esses times queremos ser Campeoes da Libertadores? por  estas razoes e que quando jogamos contra Paraguaios,Uruguios,Chilenos,Venezuelanos e Argentinos Levamos os maior sufoco.

 

Atlas de Guadalajara – México 1980

Elogiaram ao Figueirense do Jorginho,sabe porque? eles comecaram a ganhar. Simples! Se deram conta, que todos os times na frente deles eram mediocres e era so correr, marcar sempre que ficaria facil e assim foi facil eles comecarem a ganhar de todos dentro e fora de  casa. O America se deu conta tarde se nao ficaria na primeira divisão. O Atletico Goianaense com seu astuto tecnico fez o mesmo, correu no campo e  salvou o time. O Bahia do Joel correu mais em campo e salvou o Atletico Mineiro resolveu a correr com o Cuca como o Fluminense a 2 anos atras e salvou. 

Um pais que teve Luis Pereira, Amaral, Mozer, Mauro Galvão, Carlos Alberto Torres jogando no meio, chamar um  bom zagueiro como O Dede que faz muito mais para frente do que para tras e chamar de “Mito” o que se pode  esperar ? De uma defesa como a do Santos  que tomou o maior sufoco quando jogou contra os japoneses do Nelsinho. Amigo, os caras da tv estao de sacanagem comigo. Eu que nesses 25 anos de  Estados Unidos venho mostrando o futebol brasileiro como exemplo para a criançada, fico sem graça. Nao tenho falado mais, desde a Copa de 2002 quando fomos exemplos de determinacão.

Deixei de mostrar os videos brasileiros como exemplo. Pois dizia para eles  que temos que ser solidarios no campo de jogo, quando tens a bola tratar de nao perde-la  e  quando perde-la  e  quando  puder correr para te-la outra vez. Digo tambem, para minhas criancas e adultos que quem tem a bola tem 99% de possibilidades de ganhar o jogo por isso e muito importante trabalhar duro. Isso é o básico e simples não ?

Quantos craques temos no Brasil depois deste brasileirao ? Neymar… Só. Futebol dos recrutados que não davam mais um chute lá fora. Felipe, Juninho Pernambucano, Deco, Luis Fabiano, Liedison,Adriano, Alex, Ronaldinho, Thiago Neves, Jo, Elano, André e essa rapaziada ainda são as estrelas do nosso campeonato. E o que esperar da selecao ?

One thought on “VISÃO AMERICANA DO FUTEBOL BRASILEIRO

  1. Muitos anos sem saber noticias de voce, quando derepente te encontro por pura causualidade, a alegria foi muito grande, pois as amizades de futebol são eternas e não se esquecem jamais, tive a oportunidade de jogar contigo no America do Rio com o Oto Gloria, foi por pouco tempo, já que o Zé da Gama me levou para o Mexico , onde joguei com o Necaxa, rodei, dei e hoje me encontro residenciado no Espirito Santo, depois de ficar mas de 20 anos na Venezuela, ao saber que estas no Estados Unidos, fiquei contente pois em este pais tenho muitos amigos , principalmente Venezolanos, a interenete hoje em dia facilita tudo, o meu email e: jurandir.procopio@hotmail.com, estou no faceebook, sera um prazer muito contactarme contigo e intercambiarmos ideias e falar dos nossos amigos boleiros daquela epoca, em jogavamos muito e ganhavamos pouco, hoje os caras não jogam nada e ganham uma fortuna, coisas da vida, aquele abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *