SUPER CAMPEÃO LANÇA LIVRO

 

Conhecido por sua história na luta e como um dos discípulos mais fiéis do mestre Helio Gracie, João Alberto Barreto lançará o livro “Do Valetudo Brasileiro ao Mixed Martial Arts”, Editora TATAME, no dia 27 de novembro, no Clube dos Marimbás, em Copacabana. Lutador de “Heróis do Ringue”, programa de sucesso na TV no anos 60, e primeiro árbitro do UFC, revelou que está com uma grande expectativa para o lançamento. “Foi um trabalho que demorou bastante tempo para ser realizado. O meu objetivo é poder contribuir um pouco com a história do MMA e com o desenvolvimento desse esporte.

Quero deixar um legado e ajudar na melhoria das regras que normatizam o nosso sistema de luta. Isso tudo, realçando a importância de grandes nomes do esporte, desde Helio Gracie, até Dana White e os irmãos Fertitta”, disse João Alberto. O ex-árbitro, que também é especializado em Psicologia do esporte, e já escreveu vários livros sobre o assunto, reservou um capítulo para fazer uma análise psicológica dos lutadores de MMA. “O homem é um ser psicológico e um lutador sofre uma série de alterações emocionais antes, durante e depois de uma luta. A Psicologia abre a possibilidade dos lutadores terem uma percepção e uma técnica psicológica que eles utilizam, muitas vezes, contra seu adversário, desestabilizando-o. O assunto está intimamente ligado ao esporte”.

João Alberto Barreto também analisa, em seu livro, a evolução e as mudanças que acontecerem no decorrer de tantos anos de artes marciais. “Quando o Vale Tudo brasileiro surgiu, a ideia era ter um confronto de estilos. A base e todos os princípios vinham do Jiu-Jitsu e dos ensinamentos da família Gracie, que provaram que aquela era, realmente, a luta mais eficaz. Hoje em dia, as artes marciais não se confrontam mais, elas se integram. É um sistema globalizado de lutas. Essa é a principal diferença”, disse João Alberto. O livro é uma analise contundente da luta e do lutador, embasada pela experiência de décadas convivendo e trabalhando no meio do esporte, como atleta, treinador, psicólogo e arbitro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *