RETROCESSO

santos-pele

O tempo passa e o futebol brasileiro caminha na contra-mão, remando contra a maré, entregue a gente incompetente, sem nenhum compromisso com a história. O Santos F.C. teve o melhor time de todos os tempos, mesmo jogando num charco, que era a Vila Belmiro, até quando o Pelé se despediu, em 1974, contra a Ponte Preta. Eu estava no gramado e não entendia como aquilo era possível.

Hoje, o que deveria ter-se transformado num santuário virou um belo estádio, longe do que deveria ser, mas com um gramado excelente, bem reformado, dentro do possível. O fabuloso time, que tinha o maior jogador de todos os tempos, atleta do século, vivia o presente, sem planejar o futuro. Apostou na abertura dos cassinos e comprou um balneário que levou tudo o que arrecadou com a presença do Rei. Como era lindo ver aquele ataque dos “crioulos” Dorval, Mengávio, Coutinho e Pelé, ao lado do não menos fabuloso Pepe, que encantou o mundo. Imaculadamente branco, era essa a imagem do melhor time que se viu neste planeta. Hoje, contra o Fluminense, algum gênio resolveu mudar o uniforme. O time abriu mão das cores principais branco e preto, para jogar de azul e amarelo, cores do novo patrocinador. Sim, o Santos abriu mão de sua história para fechar um contrato que não vai resolver os seus problemas.

É assim que tratam o futebol neste país. É assim que se destrói um patrimônio histórico e cultural. É assim que o caminha o futebol penta campeão do mundo. Foi a coisa mais horrorosa que vi em todos os tempos, um sacrilégio. Foto do maior time de todos os tempos, com seu tradicional uniforme.

2 thoughts on “RETROCESSO

  1. O nosso futebol está entregue aos mercenários que vende a patrocinadores por dez moedas de reais meu amigo Iata Anderson chegue em qualquer instituição de ensino e pergunte aos alunos quem é o presidente e o vice da CBF ou mesmo da Federação Carioca muitos não saberão para não puxar muito a memória dos estudantes pergunte a escalação de um clube brasileiro com as respectivas numeração e o nome do técnico que poucos te responderão sabe porque hoje o futebol tem profissionais CIGANOS…o nosso futebol está indo aos poucos para o túmulo e ninguém está percebendo isso.

    1. Amigo Luis Celso. Primeiro minhas desculpas pelo “sumiço” aqui no nosso espaço, por absoluta
      questão técnica. Fiquei sem computador por muito tempo, mas estou retomando as atividades que tanto
      gosto, uma delas é falar de futebol. Obrigado pela mensagem, muito oportuna e volte sempre. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *