PRA QUE SERVE CENTRO DE TREINAMENTO ?

Li essa manchete num site – se não me angano no R7, da Record – e dei uma grande mancada. Não tive coragem de ler o texto todo, juro.  De repente poderia ser uma chamada tipo “pegadinha” e perdi. Não lembro o nome do colunista mas sei que é um cara muito bom, já li outras coisas dele e  gostei. Paciência. Depois ouvi numa rádio, agora de verdade, que o “futebol carioca está dominando a parada, é o rei da cocada preta, bla, bla, bla “.

“Ganhou os dois últimos campeonatos brasileiros e agora a Copa do Brasil “, continuou o empolgado repórter, depois que o Vasco carimbou passaporte para a Libertadores do ano que vem. “Agora vamos ganhar a Libertadores, com o Fluminense … seguiu o moço, mais empolgado ainda. Só esqueceu do Flamengo, que foi campeão estadual e ainda invicto. Claro, só poderia ser campeão um time do Rio, mas com a empolgação do rapaz achei que ele poderia meter essa, tamanho era seu entusiasmo.

Na verdade, o Vasco foi campeão legítimo, como foram Flamengo e Fluminense nos dois últimos campeonatos nacionais. E é isso que importa, diriam os defensores do “quero vencer de qualquer jeito”. Para esses, chegar ao primeiro acampamento do monte Everest está ótimo. Não precisa escalá-lo. Pra que ?. Não penso assim. E não concordo com esse tipo de pensamento. Devemos sonhar grande ou não chegaremos nunca ao topo. É importante, sim, vencer os campeonatos e torneios internos. Melhor ainda é seguir em frente e ganhar competições internacionais, o que os clubes do Rio não fazem há muito tempo.

O único título de campeão do mundo do Rio vai completar trinta anos, no dia 13 de dezembro, vencido pelo melhor time da história do Flamengo, liderado por Zico. A maioria da maior torcida do País não viu essa conquista, numa maravilhosa jornada em Toquio, quando os japoneses tiveram a feliz idéia de confrontar o campeão europeu com o sul-americano, unificando o título. Depois a Fifa, sabe-se lá como, tirou essa competição do Japão e “oficializou” sua disputa. O primeiro  campeão nesse modelo foi o Corinthians, que derrotou o Vasco, no Maracanã, na disputa de “penaltis”.

O futebol do Rio já foi o melhor do Brasil. Não é mais, há muito tempo. Basta ver as convocações da seleção brasileira para as copas do mundo, depois da conquista do tricampeonato, em 1970, no México. Em duas delas foi convocado apenas um jogador do Rio, sendo que Juninho Paulista estava de passagem pelo Flamengo, quando foi chamado. É verdade que a maioria joga na Europa. O futebol carioca corre o risco de não ceder nenhum jogador para a copa do mundo que terá a final no Maracanã. É um risco iminente.

O tempo é curto, sabemos. Não haverá como os clubes se estruturarem para essa competição. Mas vão continuar com essa política do imediatismo, mais pra frente a gente vê como fica ?. Claro que não vai dar certo. É preciso que os dirigentes acordem para a realidade e vejam os exemplos dos gigantes do futebol mundial, que estão todos na Europa, liderados por Espanha, Inglaterra e Itália, os mais ricos campeonatos  do mundo. E o maior exemplo está no Barcelona, que cedeu oito de seus jogadores para a inédita campanha da “Roja” na conquista da copa do mundo.

Os vascainos tem mais é que comemorar a conquista da Copa do Brasil, também inédita. Mas querem mais. Gostariam de vencer a Taça Libertadores e se credenciar para disputar – pela terceira vez – o título mundial. Foi importante, sim, esse título. Deu ao torcedor do Vasco a certeza que o trabalho do presidente Roberto Dinamite estava no caminho certo. Quando venceu as eleições o maior ídolo do clube sabia que precisava devolver a seus torcedores a auto-estima, perdida durante muitos anos de péssima administração imposta por maus dirigentes.  Não foi somente uma vitória do Vasco, mas de todos nós. Que gostamos e vivemos no futebol do Rio.

One thought on “PRA QUE SERVE CENTRO DE TREINAMENTO ?

  1. Caro Iata,concordo plenamente com o descrito por você neste post, o que me deixa mais esperançoso ao menos, é que os clubes do Rio vem aos poucos acordando para a realidade, e deixando o ranço do amadorismo para trás. Os exemplos aí estão,basta pegarmos os últimos clubes brasileiros que participaram do Mundial de clubes da FIFA, para comprovarmos o quanto o profissionalismo aliado a estrutura,resulta em resultados e conquistas.Senão vejamos, desde a criação do torneio pela FIFA em 2000, torneio realizado aqui no Brasil, apenas São Paulo em 2005, e o Internacional de Porto Alegre em 2006 e 2010 participaram desta competição, clubes esses famosos por sua estrutura e profissionalismo.
    Quanto ao futebol do Rio de Janeiro, realmente há tempos não é mais o melhor do Brasil, e para completar o comentário do amigo segue a lista dos jogadores do futebol carioca, convocados para a copa do mundo desde a copa de 1974 na Alemanha:
    1974-ALEMANHA-Marinho Chagas – Botafogo
    Jairzinho – Botafogo
    Renato – Flamengo
    Paulo César – Flamengo
    Marco Antônio – Fluminense
    Dirceu – Botafogo
    1978-ARGENTINA- Toninho – Flamengo
    Edinho – Fluminense
    Zico – Flamengo
    Rivelino – Fluminense
    Dirceu – Vasco da Gama
    Abel Braga – Vasco da Gama
    Rodrigues Neto – Botafogo
    Gil – Botafogo
    Roberto Dinamite – Vasco da Gama
    1982-ESPANHA- Leandro – Flamengo
    Júnior – Flamengo
    Zico – Flamengo
    Edinho – Fluminense
    Pedrinho – Vasco da Gama
    Roberto Dinamite – Vasco da Gama
    1986-MÉXICO- Zico – Flamengo
    Paulo Vítor – Fluminense
    Josimar – Botafogo
    Alemão – Botafogo
    Branco – Fluminense
    Sócrates – Flamengo
    1990-ITÁLIA- Bismarck- Vasco da Gama
    Acácio – Vasco da Gama
    Bebeto – Vasco da Gama
    Renato Gaúcho – Flamengo
    Mazinho – Vasco da Gama
    Tita – Vasco da Gama
    Mauro Galvão – Botafogo
    Zé Carlos – Flamengo
    1994-EUA- Ricardo Rocha – Vasco da Gama
    Branco – Fluminense
    Gilmar Rinaldi – Flamengo
    1998-FRANÇA- Júnior Baiano – Flamengo
    Carlos Germano – Vasco da Gama
    Gonçalves – Botafogo
    Bebeto – Botafogo
    2002-JAPÃO E CORÉIA DO SUL- Juninho Paulista – Flamengo
    2006-ALEMANHA- Ninguém do Rio de Janeiro
    2010-ÁFRICA DO SUL- Kléberson – Flamengo
    Um abraço do amigo,
    Leonardo Nogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *