PELÉ O ATLETA DO SÉCULO – 30 ANOS DEPOIS

DIVULGAÇÃO

No dia 15 de maio de 1981, Edson Arantes do Nascimento foi eleito o maior atleta de todos os tempos, concorrendo com os maiores nomes de todos os esportes, verdadeiras lendas. A escolha foi conhecida através de votação realizada com os mais renomados jornalistas especializados, em todo o mundo. A consagração veio sete anos depois que Pelé encerrou a carreira, oficialmente, jogando pelo Santos.

Trinta anos depois de consagrado como o melhor do mundo em todos os tempos, a popularidade de Pelé continua surpreendendo a cada aparição do ex-jogador do Santos, Cosmos e Seleção Brasileira. Os números que marcam sua carreira são absolutamente incríveis, próximos do inatingível por qualquer jogador, enquanto rolar uma bola mundo afora.

O resultado da votação foi publicado em sete páginas pelo jornal francês L’Equipe, no dia 12 de julho de l980, com a manchete grafado em letras vermelhas: “Pelé campeão do século”, um suplemento que contava toda a trajetória do menino pobre de Três Corações, Minas Gerais, que prometeu ao pai ganhar uma copa do mundo, depois que o viu chorando após a derrota do Brasil para o Uruguai, em 1950, em pleno Maracanã. Pelé exagerou na promessa e trouxe três títulos para o futebol brasileiro. Único tricampeão do mundo.

Mais votado na pesquisa, Pelé obteve 178 pontos, nove a mais que o atleta americano Jesse Owens, uma lenda que continua com o prestígio inabalado nos Estados Unidos, desde que derrotou os atletas “arianos” da Alemanha e enfureceu Adolfo Hitler, que se retirou da tribuna para não cumprimentar aquele negro que teve a audácia de passear nas pistas de Berlin.  Em terceiro lugar ficou o ciclista belga Eddy Mercx, com 99 pontos. Outra lenda. O maior ciclista de todos os tempos.

A entrega do prêmio foi feita apenas no ano seguinte, no dia 15 de maio de 1981, em Paris, pouco antes do jogo Brasil e França, pelo jornalista Jacques Goddet, diretor do L”Equipe, na presença do embaixador do Brasil na França, Luís Gonzaga do Nascimento e Silva.

O troféu, uma escultura representando um atleta de futebol com os braços erguidos, simboliza o triunfo desportivo.

Fonte de Pesquisa: Instituto Mais Memória (www.maismemoria.net/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *