PAPO DE PRIMEIRA ESTRÉIA NO TIJUCA T.C.

foto: Mais Memória

O Papo de Primeira, promovido pelo Projeto Mais Memória, foi realizado pela primeira vez na segunda-feira, 17-05, no Tijuca Tênis Clube, depois do sucesso em suas apresentações no Bar e Restaurante Manuel & Joaquim, no Recreio dos Bandeirantes. Apresentado pelo repórter Ruy Guilherme com os convidados, os tricampeões mundiais Jairzinho, Brito, Marco Antonio e Roberto Miranda e a participação especial do comentarista Luiz Mendes, o evento foi iniciado com a saudação do presidente Paulo Maciel, que ofereceu toda a estrutura para o sucesso do encontro. O público – entrada livre – participou com perguntas, predominando questões sobre a seleção brasileira.

Luiz Mendes, com sua extraordinária memória, apresentou os convidados, contando particularidades de cada um, e as perguntas, feitas aos convidados, foram iniciadas. Primeiro Jairzinho respondeu sobre sua participação na campanha do tricampeonato, no México, quando foi um dos destaques da seleção dirigida por Zagallo.

– Brito me ajudou muito, devo dizer publicamente, pois sempre me chamava para comandar o pelotão, nos treinamentos.Cheguei bem condicionado ao México e fiquei melhor em ainda. Estava “voando”. Além da Taça eu trouxe uma marca que nenhum jogador tem, no futebol mundial. Fui campeão marcando gols em todos os jogos da seleção.

Brito respondeu sobre a nova lei que vai beneficiar os jogadores campeões do mundo, que deverá ser sancionada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

– Todo mundo esquece que muitos jogadores passam a vida inteira dando alegrias ao povo e que não ganham o suficiente para garantir um futuro tranqüilo. Eu joguei 17 anos no Vasco e tive que completar minha aposentadoria pagando o INPS depois que encerrei a carreira. Felizmente estou bem de vida, tranqüilo, com um salário para o resto da vida. E quem não pode fazer isso, como fica ?

Roberto Miranda destacou duas partidas que fez no mundial de 1970 e Marco Antonio explicou sua saída do time. “Acontece que a defesa tinha dois laterais que subiam, eu e o Carlos Alberto, pela direita. O Zagallo preferiu pôr e Everaldo tinha mais característica de marcador que eu, liberando Carlos Alberto. O resto é história. O Everaldo foi muito bem e todo mundo saiu ganhando com o título.

foto: Mais Memória

Os tricampeões do mundo comentaram a convocação feita por Dunga, lamentando a ausência do meia Ganso, por unanimidade, e do atacante Neymar, com uma restrição.

Quanto a ausência de Adriano, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, somente esse teve sua não convocação lamentada. Para Brito, Adriano se desconvocou, com suas atitudes fora de campo e o relaxamento no condicionamento físico. Disse com autoridade de quem foi escolhido o melhor preparo da copa do México.

O ex-zagueiro do Fluminense, Pinheiro, fez um aparte para “zoar” os atacantes Jairzinho e Roberto: “Esses dois eu cansei de botar pra correr. Era só dar um grito que eles iam armar, lá atrás”. Público e convidados riram da brincadeira, mas Marco Antonio, sério, fez uma revelação: “Esse foi o treinador que me lançou quando eu era juvenil do Fluminense”.

One thought on “PAPO DE PRIMEIRA ESTRÉIA NO TIJUCA T.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *