OPERAÇÃO DE TITO VILANOVA ABALA A ESPANHA

 

O câncer da glândula parótida em que foi operado o técnico do Barcelona Tito Vilanova há treze meses (22 de novembro de 2011), voltou a se manifestar e vai obrigar o técnico do Barcelona e se submeter a nova cirurgia hoje (20-12-12). Segundo os médicos do clube, Vilanova deverá permanecer no hospital de três a quatro dias, após a cirurgia, iniciando imediatamente tratamento com radioterapia e quimioterapia, durante umas seis semanas período em que poderá alternar tratamento e trabalho de campo, sob orientação.

A noticia foi divulgada às 9h15min de quarta-feira (19-12-12), quando o Barcelona, através do Twitter e no site oficial do clube, comunicou que havia suspendido a entrevista coletiva de fim-de-ano que daria o presidente Sandro Rossel, seguido do almoço de Natal com os jornalistas que fazem a cobertura do clube catalão e à noite o jantar com os funcionários do clube. O boletim médico, seguido do comunicado oficial abalaram a todos os desportistas espanhóis, particularmente os que torcem pelo melhor time do mundo.

A informação detalhada, entretanto, foi anunciada às 18h28min, quase nove horas depois da primeira notícia, dando margem às especulações de todos os tipos, quando, finalmente chegou-se a conclusão que o motivo de todos os movimentos da mídia espanhola e internacional dizia respeito ao estado de saúde do treinador principal do Barcelona. Faltava apenas a confirmação oficial dos médicos que atendem a Vilanova no Hospital Vall d’Hebron e dos profissionais do clube que acompanham o técnico. Após algumas notícias alarmistas, a má notícia oferecia uma esperança de que os médicos descobriram o problema a tempo e que o período de recuperação poderá ser de seis meses.

As especulação com relação à volta de Pep Guardiola para dirigir o Barcelona durou algumas horas. Além de Luiz Henrique – uma espécie de Joel Santana, que aparece em todas as listas – foram por água abaixo, depois do pronunciamento de Andoni Zubizzarreta, Diretor Deportivo do clube, que anunciou oficialmente a efetivação de Jordi Roura, assistente técnico de Vilanova, que vai dirigir o time contra o Valladolid, fora de casa, pela 17ª rodada da Liga das Estrelas, última partida antes das folgas para o Natal e Ano Novo e continua até a volta do treinador titular. “Ele não estará presente por um tempo, porém sua equipe técnica o substituirá para que os jogadores trabalhem ao máximo. Roura será o treinador. Manteremos nossa filosofia”, declarou o diretor.

A notícia da nova cirurgia de Pep Guardiola pegou o país de surpresa e abalou a todos os desportistas. As manifestações de apoio a Tito Vilanova vieram de todos os cantos, independente de cores ou região. O super rival Real Madrid publicou, de imediato nota oficial no site do clube: “O Real Madrid C.F. expressa todo o seu apoio, carinho e afeto ao treinador do F.C. Barcelona, Tito Vilanova, a quem deseja a mais rápida recuperação. O Real Madrid C.F. extende esse apoio a seu clube e toda sua família”.

Paul Gasol, estrela do basquete da NBA e Rafael Nadal, maior tenista espanhol da história, mandaram mensagem por twitter: “Toda a força e apoio a Tito Vilanova”. O capitão do Real Madrid, Iker Casillas postou mensagem ao treinador do Barcelona: “É impossível que percas Tito, tens a nossa força”. “Todo o nosso apoio, carinho e afeto a Tito”, foi a mensagem dos laterais Arbeloa e do brasileiro Marcelo, em recuperação de cirurgia, que se manifestaram apoiando a recuperação do técnico azulgrana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *