O PAÍS CHORA MAIS UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA

Lamentavelmente o País foi atingido por mais uma grande tragédia. Anunciada. Um incêndio numa casa noturna em Santa Maria, Rio Grande do Sul, deixou-nos órfãos de centenas de jovens estudantes que deixaram suas casas para se divertir e não voltarão mais. As autoridades tomam a frente e prometem “medidas urgentes” e garantem “ todo o apoio às famílias enlutadas”. O discurso de sempre. Tarde demais.  A pergunta que fica no ar é a mesma de sempre. Até quando teremos que prantear nossos filhos, amigos, irmãos, para que se façam cumprir as leis ?

É preciso haver tantas mortes, tantos sacrifícios de meninos e meninas iniciando suas vidas ? É hora de dar um basta nisso. Chega de incompetência, jeitinho, corrupção e impunidade. Aquela casa não poderia estar funcionando naquelas condições. Havia apenas uma porta de saída e mil pessoas lá dentro. Os extintores estavam vencidos, tanto que não funcionaram, isso dito por um segurança que tentou apagar o fogo e não pôde. E como permitem sinalizadores num ambiente fechado ? Aquele rapaz salvou-se por milagre.

“Os responsáveis responderão pelo crime”, dizem as autoridades. Ora, Dr. Autoridade, quem deveria ser preso é o fiscal que não vistoriou as saídas de emergência, os extintores e os responsáveis pelos trogloditas de preto que se chamam “seguranças”. Que segurança, de quem ?  “Ninguém sai sem apresentar a comanda” devem ter tido a eles, quando se candidataram ao emprego. E não saíram mesmo porque aquelas antas não conseguem diferenciar um calote de um incêndio.

Não adianta punir o dono da Kiss, ele faz parte do sistema, que funciona assim. Os punidos não podem mais se defender. Seus parentes clamarão por justiça. Que justiça ? A que manda encapar os livros de uma trilogia que virou bestseller e tem conteúdo erótico ? Ótimo, Sr. Juiz, cumpriu bem o seu papel. Por que todos não fazem o mesmo ? Será que estamos vivendo o período de “justiça capitalista”, ou coisa parecida ?

Lamento pelos que perderam a vida quando buscavam somente se divertir. Lamento por seus familiares e amigos. Lamento como cidadão, preocupado com a minha família e meus amigos. Lamento pelo abandono em que vivemos. Confio na presidenta Dilma, gosto do seu jeito de agir, falar, me traz esperança em dias melhores. Enquanto eu puder pensar assim e continuar me indignando com esses absurdos continuarei usando meu espaço para gritar, é um dever meu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *