O NOVO XODÓ DO BENFICA

Foto: Rodrigo e a águia Vitória, símbolo do Benfica.
 
Me lembro de um anúncio há muitos anos na TV, que tinha o Zico como protagonista, que em certo momento dizia assim : 
 
Artur Antunes Coimbra, Arturzinho, Arturzico, Zico…
 
A minha memória de tricolor nunca mais esqueceu isto. Porque ? Não sei, mas ficou. Hoje me apetece dizer, Rodrigo Moreno Machado, Rodrigo Moreno, Rodrigo… Não quero que se faça qualquer comparação entre um e outro (ainda é cedo para isto).  Só quero chamar a atenção para um craque que nasce. Rodrigo, hoje, desperta no Benfica a atenção dos grandes olheiros do futebol mundial.
 
Garoto de gestos simples, de fala fácil (ao melhor modo carioca), e de grande futebol. Filho do Adalberto craque Rubro Negro da década de 80, Rodrigo encanta a torcida Benfiquista a cada jogada em que avança rumo à baliza.  De drible fácil, de enorme velocidade, de vontade e alegria de jogar. Rodrigo é avançado. Mas defende, constrói jogo e concretiza com uma facilidade que nos deixa de beiço caído. De uma entrega ao jogo do início até o fim. 
 
Às vezes, dou por mim, com a pergunta : Como é possível correr tanto ao longo de um jogo ? Com Rodrigo em campo, não existe jogo perdido. De uma hora para a outra o garoto aparece… e pimba ! já está ! 
 
Ladear em campo com Pablo Aimar, Saviola, Cardozo, Luisão… não é mole não ! E Rodrigo faz isso naturalmente, assim … sem saber que faz, é dele, é espontâneo. A confusão de “identidades” é total.  O “garoto” é filho de brasileiros, fala como um carioca da gema, é espanhol de nacionalidade, joga na seleção Sub-20 da Espanha, e é craque do Benfica de Portugal.  A toda esta atrapalhação burocrática, Rodrigo responde com um futebol simples, eficaz e encantador. Rodrigo é craque humilde. Característica dos grandes craques.
 
Veio do Real Madrid, custou 6 milhões de euros (mais ou menos 15 milhões de reais) e com uma cláusula contratual, assim meio doida, que entre outras coisas dava direito ao Real de tê-lo de volta pagando o dobro do valor, caso.. blá, blá, blá…blá, blá, blá… Coisas contratuais que ficaram anuladas com a saída de Fábio Coentrão, para os Merengues.
 
A verdade é uma só. Rodrigo é Águia (símbolo do Benfica) de corpo inteiro.  Felizes daqueles que desfrutam do prazer de assistir momentos do seu futebol. Pela minha parte, estarei lá, na “catedral” da Luz, no estádio do Sport Lisboa e Benfica, sábado 11.02.2012, para cimentarmos frente ao Nacional (da Ilha da Madeira) a nossa liderança de 5 pontos no campeonato português de futebol.
Não posso terminar, sem o nosso tradicional :
 
Viva o Benfica, VIVA ! 
Viva o Benfica, VIVA !
Viva o Benfica, VIVA !
 
Texto especial de Sergio Vieira, carioca e benfiquista, residente em Aveiro, Portugal, onde mora há 20 anos com a esposa Rose Vieira (paulistana) e os filhos Leonardo, estudante de Ciência do Esporte na Universidade de Coimbra, e Iara, futura miss Portugal.
 

One thought on “O NOVO XODÓ DO BENFICA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *