O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO

Iker Casillas é um dos destaques da Liga das Estrelas – Foto: site excite

Acho que estou repetindo esse título, mas vai ficar assim mesmo. Reforça minha opinião sobre o que considero domínio do futebol praticado na Espanha, com os dois melhores times do mundo e a seleção atual campeã da Europa e mundial, não custa lembrar. Ou para quem não sabe por que ainda não se tocou na globalização também do futebol. 

Há uma turma – na mídia principalmente – que ainda pensa que só se pratica futebol no Brasil. Que só aqui há bons jogadores, que o “melhor futebol do mundo” ainda é jogado em nossos campos. Duro é ver essa gente tomando lugar de verdadeiros profissionais – poucos, é verdade – que se prepararam, amam e vivem futebol todas as horas do dia. Gente que ainda considera esse esporte uma paixão e lazer.

Vi a queda do Barcelona e já falei sobre ela, na Liga dos Campeões, o melhor torneio de clubes do mundo, cem anos à frente de qualquer outro praticado nesse planeta. Depois foi a vez do Real Madrid deixar o torneio, que será decidido entre Bayern de Munique, que vai jogar em casa, e o Chelsea. Uma final surpreendente mas legítima. Dois grandes times, que jogaram com inteligência e foram premiados.

O que não consigo entender é por que a Fifa insiste em determinar prorrogação de trinta minutos, expondo os jogadores a um esforço desumano a que não estão preparados. Jogador é condicionado para disputar noventa minutos não 120. Depois de todo esse massacre físico ainda é obrigado a um desgaste emocional absurdo, nas cobranças da marca do pênalti. Alô sindicatos europeus, ta na hora de mudar isso.

Estimulados sabe-se lá por que – e não acredito simplesmente em ufanismo – há uma campanha sistemático contra o futebol praticado fora do país, notadamente na Europa, que começa, aí eu entendo, a incomodar a audiência em relação à mediocridade  do futebol jogado por aqui. Haja vista a briga pela audiência nas transmissões dos jogos da Liga dos Campeões, que era mostrada apenas na decisão do título. Acabou o monopolio de transmissão pela TV, com o crescimento do futebol auropeu entre os novos torcedores, principalmente.

Hoje as televisões estão mostrando os jogos das oitavas de final, com equipes nos locais das partidas. Será que está todo mundo errado, ou essa gente tem mesmo que se reciclar? Impossível ignorar a superioridade do Barcelona e do Real Madrid, principalmente dos de Guardiola, principalmente depois daquele banho de bola sobre o Santos que tem o melhor jogador brasileiro e se não for o melhor time brasileiro fica em segundo, na pior das hipóteses.

Vem aí o “melhor campeonato de futebol do mundo”, como eles costumam denominar a maior competição do país, “organizado” pela CBF. Você, amigo, vai ouvir e ler, de novo, que é “o único campeonato do mundo que tem quinze clubes disputando o título”.Vai ouvir, fique certo disso. Mas o espanhol, para esses sabidões, donos da verdade, só tem Real e Barcelona. Claro, eles não podem avaliar o que não conhece.

Fechando, vou deixar aqui uma sugestão. Só de brincadeira, convidem esses dois times para disputar “o melhor campeonato do mundo”. De brincadeirinha, só para eu ficar sabendo quem vai ser o terceiro colocado. Aí eu quero ver a cara de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *