O INACREDITÁVEL BARCELONA

Descobriram o Barcelona. Impressionante a velocidade com que a midia brasileira muda de direção. Sem exceção – desculpem a redundancia – todos os canais, rádios, jornais e com certeza as revistas semanais, deram destaque à vitória do Barcelona sobre o fortíssimo Manchester United, um dos gigantes da Europa, decidindo a Liga dos Campeões, o melhor torneio de futebol do mundo, incluindo a Copa organizada pela turbulenta Fifa, repleta de acusações e outras orgias. Como se fosse a primeira vez.

Mas foi uma exibição de gala, um passeio, uma festa maravilhosa, bla, bla bla. Até o gramado do lendário estádio Wembley foi elogiado. Ora, ele sempre foi assim, qual a novidade ? O Barcelona, que é a base da seleção espanhola, vem jogando muito há bastante tempo, Messi foi eleito o melhor do mundo nas duas últimas edições da conceituada premiação.  A Espanha foi campeã européia em 2008 e campeã do mundo em 2010. Qual é a razão de tanto espanto ? Renderam-se à magia do Barça, finalmente, ou custaram a enxergar o óbvio ? Juro que não entendi tanta badalação com uma coisa corriqueira.

É preciso rever determinados conceitos e aceitar a realidade. Não cabe mais o ufanismo idiota, sem sustentação. “País do futebol”, “Melhor futebol do Mundo”,  “Maior campeonato nacional do Planeta”, “Campeonato mais chamoso”, tudo isso é de uma inutilidade só comparada às “novelas das oito”. Hoje a realidade é outra. Entre os dez clubes mais ricos do mundo não há um brasileiro sequer. Estão todos na Espanha – os dois primeiro, Real e Barcelona – Inglaterra e Italia.  Entres os clubes que mais devem no País, os quatro do Rio lideram a lista.

Esse time que liquidou o gigante Manchester , jogando em casa, como se tira pirulito de criança, tinha oito jogadores na seleção campeã do mundo, inclusive o autor do gol do título, Iniesta. Na conquista da Eurocopa de 2008 lá estavam Puyol, Iniesta e Xavi, que fez o gol do título. Das últimas dez competições que participou venceu oito, sem contar a maioria de seus jogadores na vitória sobre a Holanda na final do mundial da África do Sul. Mais que isso, quase todos os jogadores, inclusive o maior do mundo, foram feitos em casa. Querem mais ?

A pergunta não é mais se o Barcelona é o melhor time do mundo. Eu disse isso há tres anos numa de minhas colunas. Evidente que o time evoluiu e seu jogador mágico também. A questão agora é outra. O Barcelona é o melhor time de todos os tempos ? Como não sou daqueles que gostam de comparações, prefiro aguardar mais uns anos. Essa diferença será  estabelecida mais adiante, quando o time catalão tiver conquistado mais títulos, como Messi. Uma coisa é certa. É um dos cinco maiores times de todos os tempos.

Passei a acompanhar a Liga BBVA, ou “Liga das Estrelas”, como é conhecido o campeonato espanhol, há quatro anos, quando fiz assinatura da Sky. Para minha alegria o Real Madrid,  ganhou dois títulos, enquanto o Barcelona se aperfeiçoava, mas já demonstrava evolução em suas linhas. Depois só deu “eles”, que venceram as três últimas edições, deixando como consolação a Copa do Rei, vencida pelos “brancos” com um  gol de Cristiano Ronaldo. Cheguei a conclusão que não adianta “secar”  o time azulgrana”. Agora, só Deus sabe quando  o próximo título irá para o Santiago Bernabéu.

Não faltará quem dê palpites sobre esse time sensacional, próximo da perfeição. Psicólogos, cineastas, fazendeiros, filósofos, artistas de novela, cantor de pagode, todo mundo dará sua  “abalizada” contribuição para definir o time que Guardiola rege com a simplicidade com que Pelé joga va e fazia seus gols. Êpa, sabia que estava faltando alguma coisa. As comparações com o Rei do Futebol. Esse sim, continua e continuará reinando por muitas décadas, cruzará os séculos, atingirá a eternidade. Quer saber de uma coisa ? Não ponham o Pelé nessa conversa. Deixa ele em paz no seu cantinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *