“NINGUÉM JAMAIS SAIRÁ IMPUNE”

“Prometo que em algum momento vamos esclarecer tudo o que acontece. Muitas pessoas se envolvem nesse tipo de prática pensando que vão se dar bem, mas não será assim. Estamos atrás de desmembrar os esquemas e não iremos descansar até o momento em que o mundo entenda que esses esquemas não serão tolerados e serão castigados com todo o rigor da lei”, acrescentou James Corney, diretor do FBI.

Após a operação surpresa que terminou com a prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF, e outros executivos da Fifa na Suiça, a Justiça dos Estados Unidos garantiu que esse é apenas o início de uma investigação maior, que visa acabar com a corrupção no esporte mais popular do mundo. Em coletiva em Nova Iorque, representantes do Departamento de Justiça e do FBI garantiram que o objetivo é “limpar de vez o futebol”.

“Esses esquemas não são novos, acontecem há mais de 20 anos e estamos aprendendo como funcionam. Quero deixar uma coisa clara: esse é o começo do nosso trabalho, e não vamos parar por aqui. Trabalharemos muito duro parar chegar ao fundo desse tipo de corrupção e limpar o futebol mundial”, bradou Kelly Currie, promotor federal de Nova York.

Além das investigações criminais, a Fifa e diversos dirigentes também entrarão na lupa da Receita Federal dos Estados Unidos, que já está atrás de propriedades compradas na jurisdição norte-americana.

“Essa é a Copa do Mundo da corrupção, e hoje a Fifa levou o cartão vermelho. Continuaremos trabalhando com todos os nossos melhores investigadores ao redor do mundo para limpar tudo e fazer com que joguem com as regras do jogo”, disparou Richard Weber, investigador da Receita.

Segundo Loretta Lynch, secretária de Justiça dos Estados Unidos, a esperança é que essa seja a última vez que a Fifa e seus dirigentes e ex-cartolas apareçam envolvidos em casos de corrupção envolvendo futebol.

“A Fifa já vem tendo problemas durante anos. Espero que, depois dessa investigação, seja a última vez que a gente ouça alguma coisa sobre corrupção na entidade e problemas na eleição do próximo presidente”, ressaltou.

 

Department of Justice, chamado frequentemente de Justice Department ou DOJ) é o departamento executivo federal dos Estados Unidos responsável pela aplicação da lei e pela administração da justiça, equivalente aos ministérios da justiça ou do interior em outros países.

 

O departamento é chefiado pelo Procurador-Geral, indicado pelo Presidente dos Estados Unidos e confirmado pelo Senado, e faz parte do Gabinete. O atual procurador-geral é Eric Holder.2

VEdifício Robert F. Kennedy do Departamento de Justiça

Atual Procurador-geral      Eric Hold

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *