MEMORIAL NOS USA PARA O REVERENDO FRANCISCO

O vice-presidente da Igreja Messiânica no Brasil, Reverendo Francisco de Jesus Fernandes, será lembrado para sempre por seus seguidores e admiradores, nos Estados Unidos, em um monumento à sua memória, em Miami, na Flórida. Presidente da Igreja Messiânica, na África, o Reverendo Francisco estava em Angola quando teve uma torção muito forte no joelho e teve que  regressar ao Brasil para tratamento. O quadro evoluiu para uma infecção generalizada que não pôde ser revertida, vindo a falecer na madrugada de terça-feira, no Hospital Santa Cruz, na Vila Mariana, em São Paulo.

Memorial Service for

Reverend Francisco Fernandez

Thursday, April 15, 2010 at 7:00 pm.

Florida Regional Center in Miami – Hollywood

S. 950 Federal Hwy – Hollywood, FL 33020.

Phone: (954) 923-0509

Ministro Romilson Candido.

Ministra Silvia Dos Santos

Presidente da Igreja Messiânica na África, desenvolveu um trabalho de assistência às comunidades carentes de doze países, entre eles África do Sul, Moçambique e  Angola, para onde foi em 1981. Em novembro do ano passado foi nomeado vice-presidente da Igreja no Brasil, que começou a freqüentar em 1982. Ficou três anos na Bahia, como Ministro das regiões Norte e Nordeste, com sede na capital baiana e retornou à sede no Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O Reverendo Francisco, conhecido como Chiquinho Pastor, jogou no Botafogo e Flamengo, além de duas convocações para a seleção brasileira, pelo técnico Zagallo, para dois amistosos. O apelido vem de suas pregações entre os jogadores do Flamengo, Botafogo e outros clubes, e seu melhor momento no futebol foi em 1972, quando sagrou-se campeão da Taça Guanabara e Estadual, pelo Flamengo, jogando ao lado de Fred, na zaga. Esteve na Gávea de 1972 a 1974, realizando 126 jogos, ganhando os títulos de 1972 e 1974

Chiquinho participou dos campeonatos brasileiros de 1971, disputado pela primeira vez, até 1975, quando encerrou a carreira, no dia 17 de setembro, pelo Botafogo, que derrotou o Nacional, de Manaus, por 4×0. Jogou de 1968 a 1971, sendo campeão de Copa Brasil  e da Taça Guanabara, em 1968. Um problema no joelho, que precisou operar e o tempo dedicado à Igreja abreviaram sua carreira de jogador.

Em 1973, foi convocado por Zagallo para seleção brasileira, jogando duas partidas. A primeira, no dia 27 de maio, vitória de 5×0 sobre a Bolívia, no Maracanã com gols de Rivelino (2), Leivinha (2) e Edu. O time foi Leão, Zé Maria, Chiquinho, Piazza e Marco Antonio; Clodoaldo, Rivelino e Paulo Cezar Lima; Valdomiro, Leivinha (Palhinha) e Edu. O segundo amistoso foi contra a seleção de Argel, em Argélia, vitória brasileira por 2×0, gols de Paulo Cezar Lima e Rivelino. Zagallo escalou Renato, Zé Maria, Chiquinho, Piazza e Marco Antonio; Clodoaldo, Rivelino e Paulo Cezar, Lima; Valdomiro, Leivinha e Edu.

Foto: Iata Anderson

Paulo Cezar Lima falou do amigo e conselheiro que perdeu. Lembrou os tempos de Flamengo e a participação de Chiquinho Pastor quando passou por  sérios problemas particulares e precisou de muito apoio para sair da crise. “Jogamos juntos no Flamengo, fomos campeões, fizemos uma amizade maravilhosa. Ficamos muito tempo sem nos ver, em função dos compromissos dele com a Igreja Messiânica, minha ida para a França e nossas vidas se desencontraram. Quando tive problemas particulares ele me ministrou Johrei, foi amigo, maravilhoso como sempre. Preocupou-se comigo, me mostrou o caminho a seguir e estou muito bem. Uma perda muito grande para quem conviveu com ele”

12 thoughts on “MEMORIAL NOS USA PARA O REVERENDO FRANCISCO

  1. Uma grande perda para a Familia Messianica – pq o amor do Rev.Francisco era Universal – por onde ele passava ele cativava todos com seu carisma e belas orientacoes, agora fica a saudade e a lembranca de um grande exemplo de instrumento de Luz da Obra Divina e um verdadeiro seguidor dos ensinamentos do nosso Messias Meishu-Sama – descanse em paz Reverendo Chiquinho e obrigada por tudo – meus sinceros sentimentos aos familiares e esse luto tb eh nosso – messianicos em geral senti a partida dele….mas feliz por saber que sua missao foi cumprida e que agora ele esta no mundo espiritual olhando por nos….saudadesss

  2. Rev. Francisco…
    É muito difícil encontrar palavras que possam resumir o que sentimos neste momento da sua ausência tão inesperada. Mas, uma palavra nos vêem à mente imediatamente: Gratidão! Muita e intensa. Somos espiritualistas e entendemos que sua missão continuará ainda com maior grandeza daqui pra frente…. Mas, não pense que será tão fácil assim, pois praticar o desapego agora, será uma oportunidade certamente desafiadora.
    Sua trajetória foi em grande estilo e dedicação. Comprometido com a fé, provou o seu imenso amor e sem fronteiras pelo ser humano. Pena que sua passagem por aqui foi tão rápida, mas, tão intensa e grandiosa que deixará saudades, mas, com magníficos exemplos de como ser um ser humano íntegro e verdadeiro.
    Saiba que continuaremos nos esforçando em nossos propósitos de contribuir com um mundo que tenha como base a verdade nas leis da natureza com a prática do bem e vivenciado de forma intensamente bela!
    Muito Obrigado por tudo e mais um pouco!… Adeus, mas, até um dia…!!

    Com todo carinho, criei a comunidade – “Gratidão ao Rev. Francisco” no orkut para homenageá-lo.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100809825

  3. Obrigado Reverendo por todas as orientações que vc nos passou, aprendi muito, como messianico aprendi a admira-lo, o senhor foi nosso mestre aqui no mundo material, sei que sua missão terminou, porque Deus e o Messias meishu-Sama precisou do Senhor no mundo espiritual!
    obrigado!

  4. Just want to say what a great blog you got here!
    I’ve been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

    Thumbs up, and keep it going!

    Cheers
    Christian, iwspo.net

  5. Exemplo de Amor Perfeito …
    Muito obrigada por tudo que nos ensinaste … jamais direi adeus ..
    desde que iniciei minha missão junto as crianças da Comunidade pela área Rio de Janeiro…
    Sentia que me acompanhava … em cada visita, em cada atividade, na minha longa caminhada, nas práticas da fé messiânica… E sei que me acompanha mais fortemente de outra dimensão…
    Não tenho palavras para dizer tudo o que representa este grandioso espírito e minha VIDA !! ….

    Saudades das manhãs que eu tive a oportunidade de preparar seu café da manhã…as frutas, o que gostava de comer pela manhã …
    Meu primeiro suco de clorofila aprendi e fiz para o meu, o nosso amigo inesquecível. Momentos que jamais esquecerei… A agradecer as pequenas coisas… o ar que respiramos, as dificuldades, os obstáculos, a ter fé…

    Obrigada Chiquinho !

  6. Exemplo de Amor Perfeito …
    Muito obrigada por tudo que nos ensinaste … jamais direi adeus ..
    desde que iniciei minha missão junto as crianças da Comunidade pela área Rio de Janeiro…
    Sentia que me acompanhava … em cada visita, em cada atividade, na minha longa caminhada, nas práticas da fé messiânica… E sei que me acompanha mais fortemente de outra dimensão…
    Não tenho palavras para dizer tudo o que representa este grandioso espírito e minha VIDA !! ….

    Saudades das manhãs que eu tive a oportunidade de preparar seu café da manhã…as frutas, o que gostava de comer pela manhã …
    Meu primeiro suco de clorofila aprendi e fiz para o meu, o nosso amigo inesquecível. Momentos que jamais esquecerei… A agradecer as pequenas coisas… o ar que respiramos, as dificuldades, os obstáculos, a ter fé…

    Obrigada Chiquinho !

  7. Foi e mesmo no mundo espiritual é o meu Mestre, sou eterna fã dele. Suas palestras e ensinamentos ficaram como que marcas e que levo na vida, passei para meus filhos e passo para amigos sempre que tenho oportunidade. Que vc esteja “jogando” muito com suas lindas palavras na dimensão que te encontras. Beijos, grande cara !

  8. Sou Messiânica há 3anos.Conheci a FMO em 1991 nos encontros sobre Agricultura Natural .Os ensinamentos do Rev. Francisco refletem sua Missão, em especial ao tratar questões das raízes ,os cuidados com os antepassados.Sua trajetória do Esporte a vida Missionária é um exemplo de como o nosso Mestre Maior Meishu-Sama nos legou os ensinamentos para a Construção do Paraiso Terrestre. A messianica como Ultra Religião tem atraído seus missionários em áreas diferentes.Assim o Chiquinho .jogador de futebol ao Missionário que trata das raízes brasileiras na África…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *