MARACANÃ RECEBE MINISTRO DO TST, RONALDO E BEBETO

João Oreste Dalazen, Ronaldo, Bebeto e Secretária Marcia Lins. Foto: Marcelo Santos

O Maracanã foi palco de um evento organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), voltado para a prevenção de acidentes e a segurança do trabalho na construção civil. O encontro foi realizado na manhã de sexta-feira (2-3) e faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado pelo TST em maio de 2011.

O objetivo era reunir trabalhadores e representantes do consórcio responsável pelas obras, que atuarão como multiplicadores das medidas de prevenção e segurança. O evento foi realizado na entrada principal do estádio, em frente a estátua do Bellini, na Avenida Maracanã, e reuniu  representantes do mundo esportivo e autoridades, que  falaram sobre o tema para os 4,5 mil operários que trabalham na reforma do estádio. Em seguida os participantes  visitaram as obras.

O ex-atacante Ronaldo Fenômeno, e o deputado Bebeto, representantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, participaram do evento. Também participaram o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Rio, a secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), entre outros.

As obras de reforma e adequação do estádio para a Copa de 2014, feitas pela Secretaria estadual de Obras/Emop, seguem em ritmo acelerado. Atualmente, 4,5 mil operários trabalham em dois turnos, das 7 às 17h e das 19h às 5h, de segunda a sábado. Ainda este mês, devem ser contratados outros 700. Os operários anteciparam a instalação das arquibancadas em um mês, iniciada em janeiro. A nova estrutura já dá nova forma ao estádio, possibilitando uma visão de como ficará no novo anel. O torcedor vai ficar mais perto do campo e assistirá aos jogos em posição privilegiada, uma vez que a parte superior vai avançar 12 metros em direção ao gramado. Não haverá mais pontos cegos no estádio.

Além de recuperar a utilização das rampas monumentais, quatro novas rampas estão em fase de conclusão, o que garantirá a evacuação total do estádio em até oito minutos e meio, enquanto o padrão recomendado pela Fifa é de oito a 12 minutos. Também já foram iniciadas a perfuração de 60 pilares para instalação de inserts que servirão de ancoragem para a estrutura da nova cobertura e a construção dos camarotes. O novo Maracanã terá um só lance de arquibancadas, sendo as partes inferior e superior separadas por 110 camarotes. A distância entre as cadeiras também passou de 48 centímetros para 50 centímetros, enquanto as cadeiras passarão a ser rebatíveis.

O estádio terá um sistema de controle de imagem e de som capaz de passar informações a áreas específicas, da mesma forma que a central de monitoramento poderá acompanhar um torcedor desde a entrada na roleta eletrônica até chegar a sua cadeira, em qualquer parte do Maracanã. Serão 3.940 alto-falantes, 360 câmeras de segurança e 360 monitores de TV de 42 polegadas, entre outros equipamentos.

Um convênio assinado entre o governo do estado e a Light garantiu a instalação de placas para captação de energia solar no estádio. Será implantado um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.

O projeto do novo Maracanã seguirá o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) – certificado que significa liderança em energia e design ambiental –, do Green Building Council Brasil (GBC), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético. O estádio terá dispositivos economizadores de água e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado. A meta é reduzir o consumo de água em 30%.

O investimento do governo do estado na reforma do Maracanã é de R$ 859 milhões, e as obras serão concluídas em fevereiro de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *