Lancetta assume secretaria

O prefeito Paulo Mustrangi dará posse no dia 25 de fevereiro ao novo Secretário de Esportes e Lazer do município, o professor, preparador físico e gestor de atletismo e futebol, Carlos Alberto Lancetta, que tem Licenciatura Plena em Educação Física; pós-graduação em Atletismo e Futebol; pós-graduação em Treinamento Desportivo; MBA em Administração Esportiva. Como professor, possui larga experiência na formação e extensão de profissionais de Educação Física no âmbito do município da Cidade do Rio de Janeiro, no Brasil e no exterior.

Para o prefeito Paulo Mustrangi, poder contar com a experiência do professor Carlos Alberto Lancetta na Secretaria de Esportes e Lazer do município também demonstra o compromisso do atual governo de trabalhar sério nas políticas públicas para o setor. “Apesar de nosso município não poder destinar grandes verbas orçamentárias para a pasta, sabemos que a elaboração de projetos sérios, embasados e com respaldo dos profissionais da área, nos permitem captar recursos estaduais, federais e com a iniciativa privada. Vamos realizar grandes projetos na área desportiva de nosso município, visando não só a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, como também no sentido de incentivar nossas crianças e jovens na prática das mais diversas modalidades esportivas. Já apostamos no Centro de Treinamento de Ginástica, em Pedro do Rio, e queremos agora criar novos centros para as mais diversas modalidades. Vamos formar em Petrópolis grandes atletas para os próximos anos, podem ter certeza!”, declarou o prefeito.

No campo profissional, Carlos Alberto Lancetta possui vasta experiência nas mais diversas áreas desportivas, como podemos ver em seu resumo profissional:

1972/74 – Dinamizou a Federação Bahiana de Atletismo, junto com Walter Silva, revelando muitos atletas de ponta para o atletismo brasileiro, entre outros Marinalva Rita dos Santos e Jose Carlos Lima (Galo).

1974/84 – Dirigiu a equipe da Agremiação Atlética da Universidade Gama Filho, conquistando por 7 (sete) anos consecutivos – 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983 – o Troféu Brasil de Atletismo. Seus atletas foram a base das Equipes Olímpicas de 1980 (Moscou) e 1984 (Los Angeles). Em 1979, Nelson Rocha dos Santos e Altevir Silva Araújo, seus atletas, foram campeões mundiais do Revezamento 4x100m – Montreal, Canadá.

Ainda em 1979, Nilton, Nelson, Pegado e Altevir, todos da A.A.U.Gama Filho, quebraram o recorde sul-americano 4x100m na Universidade do México, com o tempo de 39”02.

Lancetta tem no currículo uma vasta experiência no futebol. Em 1982 começou como preparador físico do Botafogo F. R.. Depois, passou pelo Vasco da Gama e o América. Em 85, foi preparador físico da Seleção Brasileira de Futebol. Depois foi para o Flamengo,  Seleção Nacional do Iraque (Copa do Mundo do México), Al Ain Sport Club (Emirados Árabes Unidos), A. A. Portuguesa de Desportos (São Paulo), A. A. Ponte Preta (São Paulo), S.C. Internacional (Rio Grande do Sul), Al Nasr (Emirados Árabes Unidos), Club Desportivo Tigres (Universidad Autônoma de Nuevo Leon, Monterrey, México), Fluminense, Esperance Esportive de Tunis (Tunísia), Paraná Clube, E. C. Bahia, Vitória, Goiás e E. C. Goiânia. Em 2003, foi coordenador de Futebol Profissional do Botafogo F. R., depois coordenador de Futebol de Base do clube e, em seguida, coordenador de Futebol Profissional do Vasco da Gama.

Também implantou e coordenou o Projeto do Clube Escolar da Taquara, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atuando de forma sistemática no desenvolvimento de crianças no esporte, artes e música, nas Escolas Municipais do Rio, e foi técnico do Centro Esportivo Miécimo da Silva durante três anos.

Desde 2003 é coordenador de Esportes das Secretarias Especiais da Prefeitura do Rio, PAN/2007, Copa/2014 e Olimpíadas/2016. Como Coordenador Técnico para o Pan de 2007, participou na elaboração do dossiê de candidatura da Cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Pan- Americanos de 2007.

Foi expositor da Cidade do Rio de Janeiro na disputa com a Cidade de São Paulo pela candidatura dos Jogos Olímpicos de 2012 (pleito promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro).  Desde 2005 também é presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro, em seu 2º mandato.

Informações fornecidas pela Tribuna de Petrópolis, que deu a notícia com exclusividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *