LA MANGA (Do Mar Menor)

No extremo sudoeste da província de Múrcia, na Espanha, há um enorme espelho de água na qual se refletem as nuvens e as silhuetas das brancas gaivotas que viajam pelas costas do Mediterrâneo. Trata-se de uma das mais importantes lagoas litorâneas da Península Ibérica. É uma das praias mais freqüentadas por turistas espanhóis, de Madrid, especialmente, portugueses, franceses, italianos, ingleses, belgas e holandeses. Um paraíso a 1.000 quilômetros de Aveiro, de onde saímos para conhecer esse lugar encantador.

Como um imenso lago de águas temperadas, tranqüilas e muito salgadas se extende o Mar Menor, com superfície de 180 km2 entre a Punta Del Mojón ao Norte e o penhasco do Cabo de Palos, ao Sul. Esta grande baía tem uma profundidade média de 1,7 metros e está separada do Mar Mediterrâneo por um litoral de 22 quilômetros, a chamada Manga, cuja largura não supera os 1.500 metros.

As costas do Mar Menor são cálidas e luminosas, com o horizonte sempre coberto com o ar transparente. A beleza natural dessas paragens alcança seu esplendor ao entardecer e nas primeiras horas da manhã, fora do movimento da temporada turística, quando somente as ondas do mar e o canto das aves interrompem o silêncio.

O clima no litoral do Mar Menor, que forma parte da chamada Costa Cálida, se caracteriza por suas temperaturas suaves com inverno moderado e verões quentes, com temperatura média anual de 18 graus. As chuvas são escassas, registrando a média de 40 dias por ano, com o sol aparecendo cerca de 3.000 horas anuais.


A beleza natural de toda a zona do Mar Menor unida às condições climáticas favoráveis e à sua notável infra-estrutura fazem desta área um lugar privilegiado para os desportos e o turismo ativo. Suas águas tranqüilas são o lugar ideal para se praticar todo o tipo de esporte aquático. Em suas praias há escolas de windsurf e de vela, lanchas, jetski, com acompanhamento de profissionais para aprendizagem e aperfeiçoamento.

Os banhistas podem escolher entre as cuidadas praias de mar aberto, ou pequenas “piscinas” perto de Cabo de Palos ou também as praias mais reservadas no interior doMar Menor, de areia fina e pouca profundidade, ideal para as crianças. Os praticantes de pesca submarina encontram centros de mergulho em Cabo de Palos, que incluem cursos nos meses de inverno, com saídas organizadas até as Islas Hormigas.


O Cabo de Palos, com seu farol sobre um penhasco rochoso, fica no extremo Sudeste da comunidade murciana. São as últimas sutentações de uma cordilheira de colinas vulcânicas, que constituem uma pequena península cujo lado Norte se apóia a restinga de La Manga. Cabo de Palos é habitado por um tipo de povo do mar, que conserva todas as características dos antigo pescadores que habitavam essa região.

Merece uma visita o Museo de La Mar, inaugurado em 1980, no edifício da Cofradía de Pescadores, em San Pedro Del Pinatar, que oferece uma coleção de 1500 peças entre elas mapas e cartas marítimas do século XVI, mei centena de barcos em miniatura, caracóis e artigos de pesca.

Santiago de La Ribera é um grande núcleo turístico, que se encontra a poucos minutos de San Javier, capital da comarca. Seu famoso passeio marítimo, escoltado por altivas palmeiras e bonitas mansões de veraneio, percorre toda a praia e chama a atenção por suas passarelas de banho que entram pelo mar e servem também para guardar barcos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *