JOGADORES PENSAM NUMA ENTIDADE FORTE

EX-JOGADORES PRESTIGIARAM O EVENTO. Foto: Iata Anderson

Quarenta e cinco ex-jogadores estiveram reunidos durante três horas, no auditório do CFZ, no Recreio dos Bandeirantes, discutindo o destino da categoria, que tem hoje a Fugap sobrevivendo com a ajuda da FAAP, que distribui os recursos do governo,  reduzidos de 20% para 5%, com a recente reforma da Lei Pelé e a Agap, que está desativada. Wilson Piazza, presidente da Federação de Auxilio ao Atleta Profissional, declarou que a tendência é o fechamento da FAAP, caso não haja maior apoio do governo federal. A idéia é formar uma entidade de classe com a mesma força dos sindicatos dos atletas da Europa. A situação do ex-jogador brasileiro  é crítica e poderá agravar-se nos próximos anos se não for feito um movimento nacional a seu favor.

O deputado federal Delei presidiu a mesa, ao lado de  Ricardo Cruz, presidente da Fugap, e Wilson Piazza, que fez uma demonstração pormenorizada da situação atual da FAAP, e todas as entidades subvencionadas por ela, reforçando a idéia da criação de uma entidade única ou o fortalecimento da Fugap e reativação da Agap.

– Não podemos nos sustentar com o que estamos recebendo. A situação é muito difícil, temos que tratar desse assunto com muito carinho. A classe precisa se unir para o bem comum, sem vaidades. Quando eu leio que o campeonato espanhol e o italiano pararam por causa da greve dos jogadores fico imaginando se não temos a mesma força no pais do futebol.

ROGÉRIO HETMANEK, ZÉ MARIO, PAULO CEZAR E ZICO. Foto: Iata Anderson

Delei sugeriu a Zico agendar uma audiência com o Governador Sergio Cabral, que é ligado e gosta de futebol, para que seja apresentado um projeto que possa dar sustentação às entidades de classe.

– Não sabemos agora, e essa reunião foi o primeiro passo, o que fazer para agrupar jogadores que estão atuando e ex-jogadores, no sentido de dar algum tipo de apoio. Aloísio (ex-presidente da Agap) vai fazer um levantamento da Agap, vamos ver a situação da Fugap e discutir o quanto for necessário. Temos que usar nossa força em beneficio de todos, da classe. Esperamos que na próxima reunião tenhamos a presença de jogadores em atividade.

TRÊS TRICAMPEÕES DO MUNDO: PAULO CEZAR, JAIRZINHO E PIAZZA. Foto: Iata Anderson

Para o tricampeão mundial Jairzinho, a situação é crítica mas pode ser modificada com movimentos iguais a esse e apoio externo, como da Confederação Brasileira de Futebol.

– Isso deveria ser uma iniciativa do presidente da CBF pois nós contribuímos para elevar o nome do futebol brasileiro e muito mais da CBF e ela não participa no desenvolvimento social dos ex-atletas, não se preocupa com isso, como os clubes, que também não se preocupam, nem o governo. Estamos lutando para conseguir nossa aposentadoria e ninguém parece querer nos ajudar. Na hora dos títulos todo mundo aparece, mas esquecem que o Rio foi a primeira grande vitrine do futebol brasileiro.

Zico acredita numa possível participação da CBF, a partir do momento em que os jogadores apresentem uma idéia que possa ser viabilizada.

– Eu acho que a CBF pode ser parceira desse trabalho mas primeiro nós temos que definir o que a gente quer, chegar lá e apresentar alguma coisa concreta. Direcionada para a classe. Acho que a CBF não se furtaria a ajudar, desde que possamos apresentar uma idéia viável, transparente, com a devida divulgação da imprensa, enfim, uma coisa que trouxesse benefício ao jogador de futebol. Alguma coisa precisa ser feita e penso que esse movimento é importante como partida.

Para o ex-presidente da Agap, Zé Mario, é necessário que se faça alguma coisa sólida, uma idéia viável, que possa contar com os jogadores em atividade e a participação de ex-atletas envolvidos com a política.

Foto: Iata AndersonEX-BOTAFOGUENSES FRED, CARLOS ROBERTO E ROGÉRIO HETMANEK. Foto: Iata Anderson

– Importante dar o próximo passo. Podemos ter a “Bancada do Jogador”, por que não, com a presença de Romário e Delei, em Brasília, Bebeto e Roberto Dinamite e outros, que não sejam do Rio, mas que podem se engajar nesse projeto. O Romário viria hoje, mas tinha um compromisso agendado que não pode ser adiado. Será, sem dúvida, um grande aliado nosso.

A idéia de reunir o grupo foi do ex-zagueiro do Flamengo Fred, que teve o apoio de Zico, Jairzinho, Junior, Paulo Cezar Lima, Afonsinho, Ubirajara Mota, Rogério Hetmanek, Delei,  Ricardo Cruz, Duílio, Zé Mario, Gil, Ernane, Carlos Roberto, Nilson Dias, Marinho, Rubens Galaxy, Edson, Mauricio, Carlinhos, Oman, Aloisio, Nei Conceição, Silvio, Almir, entre outros.

One thought on “JOGADORES PENSAM NUMA ENTIDADE FORTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *