FUTEBOL PAULISTA TERÁ ÁRBITROS DE BALIZA

Com o início da pré-temporada da arbitragem se aproximando, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol – CEAF, Coronel Marcos Cabral Marinho de Moura, divulgou  terça-feira (28-09-10) as novidades da arbitragem para a temporada 2011 de competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol.

Uma das principais mudanças é em relação ao número de árbitros e assistentes que poderão compor o quadro de arbitragem do Campeonato Paulista. Serão cerca de 60 árbitros e 70 assistentes em treinamento para os jogos do Campeonato Paulista da Série A1, quase o dobro da pré-temporada 2010. Isso porque a FPF incluirá em seus jogos o posicionamento de dois árbitros adicionais em cada jogo, que ficarão junto à linha de fundo para ajudar na marcação e validação de lances.

A mudança, já oficializada pela International Board, foi feita nos jogos oficiais da FIFA onde estão sendo usados árbitros ao lado das balizas. A experiência foi feita na Copa da UEFA, na temporada passada e está sendo usada nos jogos da Liga dos Campeões, o maior torneio de clubes do mundo, iniciado na terça-feira.Usada pela primeira vez no campeonato estadual do Rio de Janeiro, a presença dos árbitros nas laterais dos gols passou a ser obrigatória. Muito criticado pelos comentaristas de televisão, a experiência foi feita pela primeira vez no jogo Botafogo x Fluminense, na semifinal do campeonato de 2008, apitado por William Nery. Os dois primeiros auxiliares de gol foram José Alexandre Barbosa e Ubiracy Damásio, na gestão do presidente Jorge Rabello, da Comissão de Arbitragem da Ferj.

Outra mudança importante diz respeito ao ranking de arbitragem. As antigas categorias ouro, prata e bronze serão substituídas por cinco novas categorias, que visam um crescimento do número de árbitros capacitados para atuar na Série A1, além de proporcionar aos árbitros e assistentes a possibilidade de um plano de carreira melhor estruturado, com uma chance maior de aproveitar talentos. “Será possível aprimorar a capacidade dos árbitros e assistentes, permitindo uma ascensão mais rápida à categoria principal, desde que se respeitem os limites e regras de cada categoria”, explicou Marinho.

De acordo com o Regulamento Geral da Arbitragem, árbitros da Categoria 5 serão considerados aqueles aprovados pela Escola de Árbitros Flávio Iazzetti, que tenham realizado em sua formação ao menos dez partidas nas categorias Sub 11 e Sub 13. Já árbitros da Categoria 4 terão o limite de idade de ingresso de 32 anos, além de experiência prévia de dois anos ininterruptos em partidas da FPF, tendo atuado em ao menos 15 partidas, e atuarão em categorias de base e partidas amadoras. Estes árbitros poderão ser promovidos à Categoria 3, que será formada por árbitros com idade de ingresso de até 35 anos, com três anos ininterruptos de experiência prévia em ao menos 20 partidas amadoras da FPF, e atuarão preferencialmente em partidas da Segunda Divisão e da Copa Paulista de Futebol.

One thought on “FUTEBOL PAULISTA TERÁ ÁRBITROS DE BALIZA

  1. Iata, acompanho futebol desde o tempo de Barbosa, Heleno de Freitas, Jair da Rosa Pinto, Ademir Menezes, Tesourinha e vai por aí. Sinceramente, esse negócio de colocar chip na bola para saber se ela ultrapassou ou não a linha de gol, é uma bobagem. Quantos gols são marcados por ano? Não tenho idéia, mas deve atingir a muitos e muitos milhares. E quantos deles deixaram a dúvida se foi gol ou não? Acredito que, se tanto, uns 10… É um típico caso de “custo-benefício”…
    Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *