FINALMENTE SURGE UM PRINCIPE NO SANTOS

Neymar segue os passos de Pelé e tem tudo para ser o novo rei do futebol, pelo menos no Santos. Sem comparações, evidentemente. Numa monarquia o menino nasce príncipe mas no futebol é diferente. Seu título de nobreza começa a se desenhar com o início da adolescência, nas divisões de base, quando aparecem os primeiros sinais que o diferenciam dos seus companheiros.

As mudanças vão surgindo a cada temporada, com a chegada da experiência, dentro e fora de campo. Tem sido assim com Neymar que tem mostrado uma surpreendente maturidade, acima da média. Muitos “Pelés” ficaram no meio do caminho, derrotados pela pressa e exagero da imprensa em “descobrir” um novo gênio. Todos erraram mas quem pagou a conta foram os meninos que não suportaram – e ninguém suporta – as comparações com o maior atleta do século passado.

Com Neymar não foi diferente. Não nasceu em berço esplendido como Pelé e foi cair exatamente na Vila Belmiro, de tantas páginas inesquecíveis na história do futebol mundial. Um campo que exerce uma magia contagiante a quem nele comparece.  Nenhum time de futebol sofreu tanta transformação como o Santos da era Pelé. De time médio a melhor do mundo foi necessário pouco mais de uma década.

Neymar não vai mudar a história do “peixe” – embora representado por um mamífero  – nem do futebol brasileiro e mundial, como fez o rei. Mas começa a fazer história com uma velocidade espantosa, mesmo com  o discutível gosto por penteados. O que nada muda, convenhamos. Não consigo ver esse menino com o mesmo look após deixar a fase teen, no próximo aniversário. É um processo normal.

A lamentar a falta de estrutura do futebol brasileiro que não permite manter um jogador desse nível por muito tempo. O presidente do Santos tem feito um esforço gigantesco mas sabe que não poderia resistir ao assedio do Real Madrid, para onde Neymar irá na próxima temporada. Foi a única forma encontrada pelo presidente Florentino Peres para fazer frente ao seu arquirival Barcelona. A apresentação desse menino, na presença de 85 mil torcedores enlouquecidos no Santiago Bernabéu, só será comparada à de Cristiano Ronaldo.

Neymar está entre os maiores jogadores, relacionado para disputar o título de melhor do mundo, mesmo jogando no Brasil, disputando com Messi a coroa de rei provisório do planeta bola. Uma façanha inigualável nos tempos modernos. Um reconhecimento ao seu talento. Se vai ganhar do argentino não sei. Acho até pouco provável, pela diferença de idade e “estrada” rodada por ambos. Mesmo assim é uma vitória de um menino simples, simpático, sem soberba que representa com sobras o futebol brasileiro.

Um conceito só comparável ao Rei Pelé. Nisso os dois empatam.

2 thoughts on “FINALMENTE SURGE UM PRINCIPE NO SANTOS

  1. Olá Iata, gosto muito dos seus comentários e do trabalho que você faz, sempre coerente no que diz, muitas vezes deixando até o lado torcedor e isso poucos comentáristas e profissionais da imprensa fazem. Mas gostaria de falar sobre um comentário que você fez no domingo no programa do Luiz Ribeiro, onde você enfatizou veementemente que o Neymar era do Real Madrid após o Mundial. Dessa vez eu acho que você deu uma escorregada em relação as suas fontes. Ta aí, esse talento fica no Santos e nós brasileiros estamos felizes d+, independente do time.

    Grande abraço e parabéns por todo o seu trabalho!!!

    Josias Cardoso

  2. Caro Josias, obrigado pelas referências ao nosso trabalho. Como você, gostaria que o Neymar ficasse no Brasil, como Pelé. Mas isso é impossível ($$$$). O Real
    tem tudo acertado para sua ida a Madrid. A final do mundial com o Barcelona e a
    estupenda ascensão do craque, bem como a recuperção total de Kaká, fizeram com
    que os planos fossem mudados. Mas a notícia está mantida, sem furo. É uma questão de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *