FELIPÃO CONVOCA JULIO CESAR

O técnico Luis Felipe Scolari convocou a seleção para o amistoso contra a Inglaterra e a novidade foi a chamada do goleiro Julio Cesar, ex-Flamengo, Inter de Milão, com passagem pelo Chievo,agora no Queens Park Rangers, da Inglaterra. Foi a maior surpresa da relação e o maior acerto do novo treinador que, ao que parece, não se deixou influenciar por cavadinhas de torcedores/jornalistas, o que normalmente acontece em convocações. Tampouco me pareceu pressionado por influentes empresários. Uma das listas mais justas das que tenho visto.

Felipão apostou na grande técnica de Julio Cesar, que atravessou uma fase ruim e acabou pagando a conta da desclassificação para a Holanda, na copa do mundo de 2010, na África do Sul. Na verdade, foi jogado aos leões, sozinho. Pagou por todos, pelos erros dos outros e não foi socorrido, pelo menos publicamente. O futebol tem disso. Julio Cesar é um grande goleiro, ainda o considero o melhor do Brasil, como Rogério Ceni, um dos mais injustiçados do futebol brasileiro. Não vejo nenhum outro goleiro acima do ex-rubro-negro. Diego Alves é excelente, faz, há muito tempo, sucesso na Espanha. Sofreu cinco gols do Real, domingo, mesmo assim foi o melhor do time.

Não considero surpresa a convocação de Ronaldinho Gaúcho, que foi chamado pelo que tem jogado, pela técnica indiscutível, pelo prazer de estar em campo, como fez na temporada passada com a camisa do Atlético Mineiro. Pode ser questionado por não ter feito o mesmo no Flamengo, mas tem a seu favor as inevitáveis comparações entre a organização dos clubes e os times que estavam em campo. No time mineiro o gaúcho tinha ao seu lado pelo menos três jogadores que fizeram parte da seleção do campeonato, entre eles a grande revelação Bernard, e foi vice-campeão brasileiro, que passou a ser valorizado.

Discordo daqueles que insistem na convocação de Kaká, que não está jogando absolutamente nada, no Real Madrid. Custou mais 60 milhões de euros, a segunda maior contratação do presidente Florentino Pérez, e o custo benefício é baixíssimo. Kaká tem entrado com o time perdendo e não corresponde, entra quando o Real está vencendo e não aparece. Domingo retrasado, foi escalado quando o jogo estava 0x0, contra o Osasuna. Entrou aos 58’, no lugar de Higuaín, foi advertido aos 60’ (mão na bola) e aos 76’ impediu a cobrança de uma falta e foi expulso. Penso que dificilmente ficará até o fim do contrato. Culpar Mourinho é injusto, Kaká está mal, não acerta, anda abatido. Sua saída é questão de tempo.

Da primeira lista de Felipão, seis jogadores atuam no Brasil, sendo três repatriados (Fred, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano), além de Arouca, Neymar e Paulinho. Cinco atuam na Espanha (Diego Alves, Daniel Alves, Miranda, Adriano e Filipe Luis). O Chelsea teve três convocados, David Luis, Ramires e Oscar, quatro jogam na Inglaterra (Ramires, Oscar e David Luis (Chelsea) e Julio Cesar (QPR), dois na Italia (Hernanes (Lazio) e Leandro Castán (Roma), um na Alemanha, Dante (Bayern), Lucas (PSG) da França e Hulk (Zenit) na Russia. O Santos, dos brasileiros, foi quem mais cedeu jogadores, Neymar e Arouca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *