FBI PRENDE QUADRILHA DA FIFA

Da esquerda (acima) para a direita: Jose Maria Marin, Rafael Esquivel, Eduardo Li, Nicolas Leoz, Julio Rocha, Eugenio Figueredo, Jack Warner y Jeffery Webb.

O FBI em ação conjunta com a policia suíça prendeu oito dirigentes da Fifa, que estavam reunidos num hotel de luxo para discutir assuntos relacionados com os próximos mundiais. Entre eles estão José Maria Marin, vice-presidente da CBF, Webb (vice-presidente da Concacaf) e Figueiredo (Uruguai), ambos vice-presidentes da Fifa. Há três anos a Policia Federal dos Estados Unidos investiga o caso e o mandato de prisão foi emitido pelos USA, através do procurador-geral Loretta Lynch, que solicitou a extradição dos presos.

“A Fifa tem praticado subornos, fraudes e corrupção a cada ano e a cada torneio”, disse Lynck. Enquanto as detenções ocorriam no luxuoso Baur aur Lac, ende estavam reunidos os cartolas, a Policia Cantonal de Zurique apreendeu farto material na sede da Fifa, inclusive computadores. O inquérito instaurado pelo Procurador Geral dos Estados Unidos foi iniciado em 1991. “Desde então a CONCACAF e a CONMEBOL, da qual é Secretário-Executivo, desde 5 de dezembro de 2014, Gorke Villa, filho de Angel Villar, usaram seus cargos para promover subornos em troca dos direitos de televisão e marketing”, disse Linck, em Nova Iorque.

O golpe final para o processo ocorreu nos últimos três anos. O FBI tem provas e testemunhas contra todos os detidos, através de delação premiada, quando Chuck Blazer, ex-membro da Fifa, resolveu colaborar para ter sua pena reduzida. O FBI forneceu um gravador com o qual ele registrou todas as conversas com os detentos, e foram importantes para a conclusão do inquérito. Além disse, a policia americana obteve farto material na sede da CONCACAF em Miami. “Esta é apenas a ponta do iciberg”, disse Linck, que avalia em mais de 150 milhões de dólares o que foi distribuídos em propinas, só neste caso. Os detidos vão enfrentar, entre outras, acusações por fraude, corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, com penas de até 20 anos cada uma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *