Estádio de Luzhniki

A partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa chamou a atenção dos torcedores em todo o mundo para uma atração que se sobrepunha ao time local do CSKA contra o gigante de Madrid, o poderoso Real, de José Mourinho, Cristiano Ronaldo e outras estrelas, virtual campeão espanhol da temporada 2011-2012.

Localizado ao sul de Moscou, com capacidade para 84.500 pagantes,  Luzhniki é uma das principais atrações da Rússia, chamado também de “estádio cinco estrelas”, possui gramado artificial “Field Turf”, de última geração e calefação para minorar as baixas temperaturas do inverno russo, que chegou a 14 graus negativos, quando a delegação espanhola desembarcou dois dias antes do jogo.

Seu piso artificial, com calefação subterrânea, é a mais próxima da grama natural e não oferece nenhum risco para os jogadores. É um campo de categoria “Elite”, segundo a UEFA e já foi palco de finais da Liga dos Campeões, Liga da Europa e Jogos Olímpicos. Casillas, Cristiano Ronaldo, José Mourinho e seu auxiliar Aitor Karanka são os únicos da delegação espanhola que conhecem o estádio. Cristiano foi campeão da Liga, com o Manchester em 2008, derrotando o Chelsea, na final.

Real Madri e CSKA jogarão às 21 horas, em Moscou (18 horas na Espanha, 15 horas em Brasília), com lotação esgotada. A previsão é de 5 graus negativos com possibilidade de neve. A onda siberiana que fez a temperada cair abaixo de 30 graus negativos já afastou-se da capital russa.

O estádio Luzhniki foi o primeiro a ser utilizado com grama artificial em partidas oficiais européias, por coincidência a equipe espanhola do Villarreal, que enfrentou o Torpedo de Moscou, pela Copa da Uefa de 2003.

Inaugurado em 1956 com o nome de Estádio Central Lênin, o Luzhniki tem sido palco de grande acontecimentos esportivos, como a abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 1980. No fim da década de 1990 foi remodelado e modernizado, mudando para Lehzniki, bairro onde está localizado. Está previsto para ser a sede da primeira partida e final da copa do mundo de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *