ESPANHA VEM COMO FAVORITA

 

A seleção espanhola vem disputar a Copa da Confederações sem um dos seus principais jogadores, o volante Xabi Alonso, grande responsável pela organização defensiva da seleção campeã do mundo e que desfalcou o Real Madrid nos quatro últimos jogos, contra Espanyol, Atlético, Real Sociedad e Osanuna. Não por acaso, os brancos perderam a Copa do Rei para o Atlético, na prorrogação, empataram com Espanyol e Real Sociedad e venceram o Osasuna no encerramento da Liga, vencida pelo Barcelona.

Xabi Alonso, Javi Garcia e Beñat foram os últimos jogadores descartados pelo técnico Vicente Del Bosque, que aguardou a recuperação do volante madridista para definir a relação oficial do time campeão do mundo que virá disputar a Copa das Confederações no Brasil. O treinador surpreendeu não convocando um volante, preferindo completar a lista com Monreal e Soldado, descartando Javi Garcia e Beñat. Alonso vem tratando uma pubalgia há várias semanas e poderá ser operado, durante as férias. Conheça os 23 convocados por Del Bosque, que virão ao Brasil.

GOLEIROS

IKER CASILLAS (Real Madrid):  32 anos. Um dos melhores goleiros do mundo, não joga desde 20 de janeiro, quando sofreu lesão na mão esquerda e teve que operar. Disputou 19 jogos na Liga, 5 na Champions e 3 na Copa do Rei. Foi campeão da Supercopa da Espanha. Capitão do Real Madrid e da seleção campeã do mundo em 2010. Foi barrado por Mourinho, causando mal-estar no vestiário e contribuindo para a saída do polêmico treinador

VICTOR VALDÉS (Barcelona): 31 anos. Grande fase, voltou a ser importante na conquista da Liga, onde atuou em 31 jogos. Jogou todas as partidas da Champions, menos contra o Benfica. Fez grande partida contra a França, em amistoso. Anunciou que não vai renovar com o Barcelona

REINA (Liverpool): 30 anos.  Titular e destaque na League.  Atuou 40 vezes, substituído apenas uma vez, por lesão. Joga bem com os pés. O Barça está de olho nele, caso Valdés não renove contrato. A Roja está muito bem servida de goleiros. Diego López, contratado pelo Real para substituir Casillas, chegou a ser cotado para a seleção.

ZAGUEIROS

AZPILICUETA (Chelsea): 23 anos, é o mais novo do grupo e não para de crescer. Trocou o Marsella pela Chelsea, onde tem brilhado. Uma grande surpresa do futebol espanhol, carente de laterais pela direita. Atuou 44 das 48 partidas da temporada. Fechou o ano conquistando a Liga Europa e atuou os 90 minutos contra o Uruguai. 

ARBELOA (Real Madrid): 30 anos. Campeão do mundo e titular do Real, não fez uma boa temporada, devido a contusões. Ficou fora dos jogos contra o Borussia e terá que melhorar para manter a posição com a volta do ex-canterano Carvajal. Jogador de confiança de Mourinho, embora limitado. Não é um dos destaques na defesa e perde muito quando vai ao ataque.

SERGIO RAMOS (Real Madrid): 27 anos. Em grande forma, joga na lateral e na zaga do mesmo jeito e é um dos ídolos dos merengues. Joga duro mas as vezes exagera. Criticou a barração de Casillas e ficou fora do jogo contra o Manchester City. Depois de Cristiano Ronaldo e Pepe foi o que mais atou no campeonato. Fez cinco gols.

PIQUÉ (Barcelona): 26 anos. É o quarto jogador que mais atuou no campeonato. Acabou o ano esgotado, pois foi o único da zaga que não se machucou. Não começou bem a temporada mas firmou-se depois e foi um dos pilares para a conquista do título pelo Barça. Deverá formar com Sergio Ramos a zaga titular da seleção

ALBIOL (Real Madrid) 27 ANOS. Como Arbeloa, um dos mais irregulares do Real Madrid. Jogou pouco com Mourinho e foi envolvido totalmente na decisão da Copa do Rei, contra o Atlético. Quando avança se complica e custa a se recompor. É sempre uma surpresa quando chamado pela a seleção campeã do mundo. É jogador de compor o grupo, nunca titular.

JORDI ALBA (Barcelona): 24 anos. Em grande forma, fez um grande campeonato e se consagrou. Deverá ser o novo titular, no lugar de Capdevila, campeão do mundo. Boa presença na Champions, onde marcou um lindo gol contra o Milan. Faz uma grande ala com Iniesta pela esquerda, uma boa saida para o técnico Del Bosque. Expulso contra o Bayern, deveria se controlar mais em campo. 

MONREAL (Arsenal): 27 anos.  Depois de brilhar no Málaga foi para o Arsenal em janeiro. Continua jogando bem, em grande fase. Fez 11 jogos, dez como titular e marcou um gol. Na seleção enfrentou o Uruguai (apenas 30 minutos) e todo o tempo contra a França, em Paris. Uma boa disputa com Jordi Alba, o que faltava à seleção, na lateral esquerda. Ataca e defende com qualidade.

MEIO-CAMPO

BUSQUETS (Barcelona): 24 anos. Impressiona pela regularidade. Tem sofrido com uma lesão no púbis, quando cai de produção. Pela mesma razão Xabi Alonso foi desconvocado. Participou de 38 jogos e marcou um gol, no campeonato. Jogador importante na marcação e melhorando a cada dia na distribuição do jogo. Com certeza um dos destaques do time campeão do mundo.

JAVI MARTÍNEZ (Bayern): 24 anos. Começou timidamente seu período na Alemanha mas terminou como pilar importante na conquista do Bayern na Champions. Marcou sua presença contra o Barcelona, quando foi um dos destaques do time alemão. Foi uma grande contratação e deverá ser titular no meio de campo da Roja. Terminou a temporada com a triplice coroa conquistada pelo Bayern. Tem muito futebol para mostrar. 

XAVI (Barcelona): 33 anos. É o mais veterano do grupo. Esplendido jogador, técnica e fisicamente falando. Um dos maiores de todos os tempos no futebol espanhol. Mais uma vez foi peça fundamental na engrenagem do melhor time de mundo, que ainda é o Barcelona. Deverá ser poupado de alguns treinamentos na seleção. Foi um dos mais exigidos na temporada culé. Jogou 2.193 minutos e fez 5 gols. Genial. É o maior do mundo na posição.                             

ANDRÉS INIESTA (Barcelona): 29 anos. Outro craque acima da média. Genial. Está cada vez melhor quando precisa mudar o ritmo de jogo no Barcelona ou na seleção. Joga bem em qualquer área do gramado e cresce quando busca o lado esquerdo. Defende, distribui jogo e ataca com perfeição. Tem marcado poucos gols, mas quando os faz geralmente é de título. Chega ao Brasil em grande fase e confiante. Um monstro de jogador. Difícil aparecer outro igual.

DAVID SILVA (Manchester City): 27 anos. Teve algum brilho jogando com Agüero mas fraquejou em outros. Amadureceu muito em três anos na Inglaterra, mas queixa-se de não ter sido mais aproveitado pelo técnico Mancini, que o substituía muitas vezes. Fez cinco gols no campeonato mas não foi bem na Champions, onde o City decepcionou. Tem grande visão de jogo e uma excelente canhota.   

CAZORLA (Arsenal): 28 anos. Fixo com o técnico Wenger, tem liberdade para puxar contra-ataques, se jogar na seleção. Fez 38 partidas no campeonato inglês. Muito bem fisicamente, ataca, defende e recompõe o meio com habilidade e velocidade. Voltou a acertar o gol com a potente esquerda e marcou 12 vezes na League. Está classificado para a próxima Liga dos Campeões. Um grande jogador.

CESC FABREGAS (Barcelona): 26 anos. Não fez uma grande temporada mesmo assim fez 11 gols no campeonato. É um baita jogador. Técnico, forte.driblador e um dos trunfos da Roja. Sente muito quando é substituido no Barcelona, onde não parece satisfeito. Não deve ser escalado no 4-3-3, pois rende mais como falso nove. Del Bosque precisa devolver-lhe a confiança, faze-lo sentir -se útil. É um jogador importante que precisa ser recuperado psicologicamente. 

ATACANTES

JESÚS NAVAS (Manchester City): 27 anos. Acaba de ser vendido pelo Sevilha ao City. Jogador de velocidade, bom drible e cruzamentos especiais. Falta ser mais contundente nos chutes a gol. Será uma grande opção de ataque para a seleção espanhola. Veloz, é sempre usado para puxar contra-ataques e pode ser usado com deslocamentos, o que fez pouco enquanto jogou no Sevilha. Pode melhorar com a mudança para a Inglaterra

PEDRO (Barcelona)): 25 anos. Temporada irregular, não manteve um bom nível físico, prejudicado por seguidas contusões. Fez apenas seis gols na Liga e trocou de posição com Tello em muitos jogos. Fez uma grande partida contra a França, quando deu muito trabalho à defesa francesa. Tem como vantagem poder chegar bem, descansado, aos treinos e jogos da seleção.

MATA (Chelsea): 25 anos. Em grande fase, foi escolhido o melhor jogador do Chelsea e foi escalado na seleção da Premier League. Fez 19 gols na temporada porem seu destaque foi nos passes para gol, ganhando em quantidade de todos os jogadores do Chelsea, juntos. Foi campeão da Liga Europa. Tem sido pouco usado na seleção mas é uma grande opção.

DAVID VILLA (Barcelona): 31 anos. Teve uma grave lesão na tíbia em 2012 que o tirou da Copa da Europa. Quando parecia recuperar a posição dividiu a titularidade com o chileno Alexis tanto com Tito Vilanova quanto com Roura. Ainda não recuperou o brilho, mesmo assim marcou 18 gols oficiais. Terminou a temporada jogando de “nove”, quando tem melhor rendimento. Pelas pontas não é o mesmo jogador. Pode ir para a Inglaterra.

FERNANDO TORRES (Chelsea): 29 anos. Volta a ser convocado em seu melhor momento na temporada. Chegou a ser cobrado pelos torcedores do Chelsea, depois de duas temporadas e meia, quando não repetiu o que fez no Liverpool. Chegou a ficar na reserva em oito partidas do campeonato. Recuperou o bom futebol com a contratação do técnico Benítez. Fez 22 gols na temporada e foi importante na conquista da Liga da Europa, quando marcou um gol, na final.

ROBERTO SOLDADO (Valencia): 28 anos. Outro que voltou à melhor fase. Marcou 31 gols na temporada. Joga bem como atacante de referencia na área e tem bom rendimento pelas pontas. Atacante por excelência, sabe se portar na área como defensor e tem bom rendimento quando se desloca para as pontas. Chegou a capitão do Valencia por merecimento e tem grande prestígio com a torcida. Chega em bom momento à seleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *