ESPANHA PRONTA PARA TENTAR O TRI DA EUROCOPA

O técnico Vicente del Bosque acabou com as dúvidas  do torcedor espanhol ao anunciar a lista dos 23 convocados para a Europa, na Polonia e Ucrania, quando a Fúria estará defendendo o título conquistado em 2008. As surpresas foram Juanfran, Fernando Torres e Pedro. O primeiro veio suprir uma dificuldade do treinador com um lateral direito que dispute posição com Arbeloa, que não está em boa base, mesmo sendo titular e campeão nacional com o Real Madrid. A adaptação de Juanfran na lateral trouxe um alívio para o técnico, com certeza, até por sua boa atuação contra a Servia.

Fernando Torres andou fora de algumas convocações, depois do título mundial na África do Sul e vinha atuando mal no seu clube, Chelsea. Pode ter sido convocado pelo gol marcado contra o Barcelona, que acabou eliminando o melhor time do mundo na semifinal da Liga dos Campões. Jogou a final, contra o Bayern, entrando no segundo tempo, mostrando a boa forma atual. Foi supresa, mas merecida, sua chamada. Pedro surpreendeu mas também mereceu a convocação por sua excelente temporada no Barcelona, principalmente na final da Copa do Rei.

A base do time que ganhou a copa do mundo na África do Sul foi mantida. O zagueiro Puyol e o atacante David Villa estão fora por contusão. Foram convocados os goleiros Casillas, Victor Valdés e Reina. Zagueiros: Arbeloa, Juanfran, Piqué, Sergio Ramos, Albiol, Javi Martínez e Jordi Alba. Volantes e meias: Xabi Alonso, Busquets, Xavi Hernández, Andrés Iniesta, Juan Mata, Cazorla e Fábregas.

Atacantes: David Silva, Jesus Navas, Llorente, Pedro, Negredo e Fernando Torres. O técnico Vicente del Bosque, que mostrou-se tranquilo após os amistosos disputados pelos campeões do mundo, antes da estréia, poderá realizar mudanças táticas dependendo do jogo e do adversário, pela boa forma em que se apresentaram os atacantes, principalmente Fernando Torres, que vem de excelentes partidas no Chelsea, que venceu a Liga dos Campeões, com bom desempenho do ex-atacante do Atlético de Madrid.

Iniesta, um dos destaques da seleção campeã mundial

A Espanha, que foi a segunda campeã da Eurocopa, em 1964, poderá assumir a liderança em títulos, ao lado da Alemanha – considerando-se a unificação das conquistas – que venceu em 1972 e 1980, como Alemanha Ocidental, e 1996, já unificada. A seleção campeã do mundo poderá, ainda, conseguir o inédito bicampeonato seguido, já que defende o título conquistado em 2008.

Adrián, do Atletico de Madrid, foi o destaque na vitória contra a Sérvia, marcando um gol e sofrendo o pênalti convertido por Cazorla, mas foi cortado, com Soldado, Beñat, Dominguez e Javi Garcia, que estrearam na Fúria. Do time titular campeão do mundo em 2010 jogaram apenas o capitão Casillas,  Sergio Ramos  e Xabi Alonso. O goleiro do Real Madrid fez sua 131ª partida, com 96 vitórias – novo recorde – além da melhor marca do mundo de 74 partidas som sofrer gol, derrubando o recorde de Van der Saar, da Holanda (72 jogos).

Del Bosque começou o jogo com uma nova formação tática, apostando na nova geração, principalmente no ataque, com Jesus Navas, Soldado e Negredo e a boa aproximção de Cazorla, dando uma nova cara ao time campeão mundial. Na segunda etapa, David Silva entrou no lugar de Soldado, que pouco apareceu, e Adrián substituindo a Negredo. Adriám mudou o time e deixou uma dúvida nos torcedores. Poderia haver uma mudança na forma vitoriosa do Barcelona e na seleção ¿ Se isso acontecer será mais adiante, mas os testes foram bons para Soldado e Adrián, mesmo desligados.

Alguns observadores não acreditam em mudanças táticas, mesmo com a tentativa do técnico, que apresentou dois modelos ofensivos, aproveitando o amistoso e a boa marcação da equipe servia. As duas formações foram baseadas na forma de jogar do time campeão do mundo e também do Barcelona. A surpresa ficou por conta de Soldado e Negredo, que não renderam bem fazendo o revezamento de posições, como quería Del Bosque. Mesmo com 67% de posse de bola não fez gol no primeiro tempo. Navas foge ao estilo espanhol, pela ponta, onde Xavi e Iniesta fazem a complementação.

Mesmo sem representar o genuino estilo espanhol, Navas  lhe dá uma excelente alternativa. Del Bosque pode apostar nas duas alternativas quando tiver todos os jogadores à disposição. David Villa, não convocado por contusão, pode ser uma boa opção para ese tipo de jogo. A  entrada de Silva no lugar de Soldado deu outro padrão ao time, ao lado de Adrián. Mesmo sem dar exibição, a seleção aproveitou bem a entrada do novato Beñat para aumentrar sua criatividade. As características de cada jogador e sua campanha na temporada 2011-2012.

 A Espanha está no Grupo C, com Italia, com quem estréia dia 10-06, depois enfrenta a Irlanda, dia 14-06 e encerra a primeira fase contra a Croácia, dia 18-06. Polonia e Grécia abrem a 14ª edição da Eurocopa, considerado o mais importante torneio de seleções depois da copa do mundo, sexta-feira, dia 08-06. Chamada inicialmente de Copa das Nações Européias, de 1960 a 1968, teve nove campeões e os maiores ganhadores são Alemanha (3 vezes), Espanha e França (2 vezes).

Relação por inscrição:

1 – Iker Casillas (goleiro) – Real Madrid

2 – Albiol (zagueiro) – Real Madrid

3 – Gerard Piqué (zagueiro) – Barcelona

4 – Javi Martínez (zagueiro)

5 – Juanfran (lateral)

6 – Iniesta (meio-campo) – Barcelona

7-  Pedro Rodrigues (atacante) – Barcelona

8 – Xavi (meio-campo) – Barcelona

9 – Fernando Torres (atacante) – Chelsea

10-Cesc Fábregas (meio-campo) – Barcelona

11-Negredo (atacante) –

12-Victor Valdés (goleiro) – Barcelona

13-Juan Manuel Mata (meio-campo)

14-Xabi Alonso (meio-campo) – Real Madrid

15-Sergio Ramos (zagueiro) – Real Madrid

16-Sergio Busquets (meio-campo) – Barcelona

17-Alvaro Arbeloa (lateral) – Real Madrid

18-Jordi Alba (lateral)

19-Fernando Llorente (atacante)

20-Cazorla (meio-campo)

21-David Silva (atacante)

22-Jesus Navas (atacante)

23-Pepe Reina (goleiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *