ESPANHA DOMINA O FUTEBOL MUNDIAL

Thiago, filho de Mazinho, é um dos destaques da seleção espanhola. foto: as.com

Nenhum país pode vangloriar-se de uma sequência de conquistas internacionais como a Espanha, que acaba de ver duas de suas seleções conquistar troféus em menos de 24 horas, fechando um ciclo histórico de títulos. Sem contar as vitórias do Barcelona campeão da Europa, campeão do mundo e novamente capacitado a nova conquista mundial, em dezembro, no campeonato organizado pela FIFA.  A seleção espanhola lidera o ranking da FIFA há muito tempo.

A seleção espanhola sub-19 desceu ao meio-dia de terça-feira (02-08) no aeroporto internacional de Barajas com a Copa dos Campeões da Europa, realizada na Romênia, ao derrotar a Republica Tcheca por 3×2 com dois gols de Paco Alcácer, nos minutos finais da prorrogação. O time dirigido por Ginés Menéndez foi recebido por centenas de torcedores, que vibraram e cantaram exaltando “La Rojita”, depois que o capitão Pablo Sarabia ergueu o troféu sobre a cabeça, saudando o pentacampeonato.

No domingo (31-07) foi a vez da seleção feminina sub-17 conquistar a Copa da Europa, derrotando a França, na final, por 1×0, conquistando o bicampeonato. Comissão técnica, jogadoras e parte da imprensa espanhola criticaram a imprensa esportiva nacional que não destacou a vitoria das meninas, apesar da cobertura da Eurosport que transmitiu o jogo para todo o país. Puseram em questão a questão da desigualdade para com as meninas.

Seleção Sub-21 da Espanha, comemorando o título no gramado. Foto: as.com

O sucesso da “Furia Roja” começou com a conquista da Copa da Europa em 2008, derrotando a Alemanha na final por 1×0, gol de Fernando Torres, então no Atlético de Madrid, seguido do inédito título de campeão mundial  na África do Sul, na memorável campanha do time dirigido por Vicente Del Bosque derrotando a Holanda, na final, por 1×0, gol de Iniesta.

Neste verão europeu foram três conquistas seguidas, começando com a seleção masculina sub-21, o título do time sub-19, também masculino, e a vitória das meninas da seleção sub-17. Um feito histórico do futebol que vem encantando o mundo através do Barcelona, já apontado por muitos observadores como o melhor time de todos os tempos e que é unanimidade quando se trata do melhor time da atualidade.

A sequência de jogos pode aumentar mais ainda a já histórica trajetória do futebol espanhol, hoje o melhor do mundo. Quando a isso não há discussão. A seleção sub-20 está disputando o Campeonato Mundial sub-20, na Colômbia que termina dia 20 de agosto, tentando o bicampeonato. Em 1999 a Espanha foi campeã com Casillas e Xavi.

Na próxima temporada deverá estar presente na Eurocopa, que será realizada na Ucrânia e Polônia, com a classificação praticamente assegurada no grupo . Para encerrar com chave de ouro a próxima temporada, que tal a medalha de ouro na Olimpíada de Londres, com Thiago, filho de Mazinho, à frente ? É a pergunta que faz o jornal “AS”, de Madrid.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *