Dunga não seria o técnico de Pintinho

Gil e Pintinho | Foto: Iata Anderson

Carlos Alberto Gomes Monteiro nasceu no Borél, no dia 15 de junho de 1954, mas só foi registrado dia 25. É “gato” confesso, mas conquistou seu espaço como Pintinho. Veio ao Brasil, de férias, mas não sabe se para fugir do rigoroso inverno da Espanha ou curtir o insuportável verão carioca. No Caxinguelê, com os ex-companheiros de Fluminense e boleiros amigos, lembrou os bons tempos dos grandes clássicos no Maracanã. Criou polêmica ao dizer que Cristiano Ronaldo é melhor que Kaká. Os nacionalistas de plantão chiaram. Disse mais. Que Dunga não deveria ser o técnico da seleção brasileira.

– Vou repetir mais uma vez. O outro (Cristiano Ronaldo) é mais completo. Tem velocidade, chuta com as duas pernas, bate falta e cabeceia muito bem. É mais atacante por isso. Tem muita qualidade e ainda vai melhorar. Quando tiver 26 anos estará no auge da forma, disputando com Messi o título de melhor do mundo. Não estou preocupado com o fato do Kaká ser brasileiro, como eu. É questão de gosto, saber ver futebol como arte, mais nada.

ELE É MELHOR QUE O MESSI ?

– Não. Messi é o melhor de todos. Jogador fantástico, sabe tudo de futebol. Está muito acima da média. Tem todas as qualidades técnicas e físicas. Dribla fácil, como ninguém, mesmo sem espaço. E muito veloz. É quase impossível marcá-lo.

O QUE FAZ ATUALMENTE ?

Pintinho e Ernâni | Foto: Iata Anderson

– Sou técnico. Tenho convite para treinar um time da primeira divisão, caso seu treinador não fique até o fim da temporada. Houve o contato, antes do campeonato começar. Estou aqui, mas acompanhando a Liga das Estrelas, como eles chamam.

VOCÊ É TÉCNICO FORMADO ?

– Sim, claro. Quem não fizer o curso não pode exercer a profissão. São quatro anos, passando pelas categorias Juvenil, Regional, Seletiva e Nacional. O Sindicato dos Treinadores, como o dos jogadores, é muito forte e fiscaliza tudo. Quem treina um time não pode se transferir para outro na mesma temporada.

RONALDO PODE IR À COPA ?

– Ronaldo é fantástico, mas passa por um momento delicado, fisicamente. Precisa voltar ao peso para evitar lesões e ganhar mobilidade. É mesmo um fenômeno, em forma, sem problemas físicos. Acho muito difícil ele disputar a próxima copa num país quente, onde vai exigir muito condicionamento e entrega. É uma pena para quem gosta do seu futebol como eu. Perde a seleção, perde a copa do mundo, perde todo mundo, se ele não puder ir. Vou torcer muito para que ele volte à forma.

DE QUE RONALDO VOCÊ ESTÁ FALANDO, DO CRISTIANO ?

“Não. Esse é outro nível. Um grande jogador, quase completo. Já falei dele mas ainda está deslumbrado. Parece ser um cara muito vaidoso. Alguém precisa dizer que ele é jogador de futebol, não modelo. Deixa isso para o Beckham, que faz bem as duas coisas. Ele faz uma jogada e fica se mirando para ver se está aparecendo nos telões. Quando amadurecer, lá pelos 26 anos, repito, vai ser maravilhoso.

QUAL O MAIOR JOGADOR BRASILEIRO A ATUAR NA ESPANHA ?

– Sem dúvida alguma foi o Evaristo. Ouço falar muito nele, que é super respeitado em todo o país. Ninguém é ídolo no Real Madrid e no Barcelona de graça. Até hoje falam de sua passagem pelos dois gigantes do futebol espanhol. Foi um craque excepcional, pena que não o vi atuar. Gostaria muito de ter visto esse cara jogando. Virou lenda. Outro muito querido é o Waldo, que foi um grande artilheiro do Valencia, onde jogou sete anos. Mais recentemente, Romário, Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos, o que tem mais destaque. Entrou para a galeria dos notáveis do Real Madrid, o que não é pouca coisa. Foi escolhido o melhor lateral esquerdo pelos merengues (torcedores do Real Madrid). Vão fazer um jogo no Bernabéu (Estádio Santiago Bernabéu) em sua homenagem.

Inconfundível entrada em campo | Foto: Iata Anderson

A SELEÇÃO ESPANHOLA É FAVORITA ?

– É uma seríssima candidata, sem dúvida. A torcida e a imprensa acham que é uma das favoritas. O time é forte e tem bons reservas, o que não acontecia antigamente. A conquista da Copa da Europa deu muita moral ao grupo, além da liderança na estatística da Fifa. Isso não ganha jogo, claro, mas ajuda. A expectativa é de chegar pelo menos entre as quatro finalistas.

O TIME ESTÁ DEFINIDO ?

– Pra mim não, mas quem escala é o (Luis) Aragonés. Penso que ele vai usar um esquema parecido com o do Barcelona, que é o melhor time do mundo. Pratica o futebol mais bonito e objetivo e tem grandes jogadores. A defesa deve ser Casillas, Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevilla. No meio, estão garantidos Xabi Alonso, Xabi, Iniesta e possivelmente Silva, um moleque do Sevilha, que está jogando muito. Estava machucado mas voltou a jogar. Não descartando Marcos Sena, que voltou de contusão e foi um dos destaques da última conquista européia. O ataque dos torcedores e da imprensa é Fernando Torres e David Villa, mas pode haver uma surpresa, entrando Jesus Navas, do Sevilha, pela direita.

E O BRASIL ?

Está se formando. Tem jogadores que decidem, como Luis Fabiano, em grande forma no Sevilha e que tem feito gols importantes. Não é difícil classificar a nossa seleção entre cinco sul-americanos. O pessoal em campo resolveu sem problemas. Mas vai encontrar dificuldade com Portugal e Costa do Marfim. O Grupo é muito forte.

O DUNGA É O CARA ?

– Não, longe disso. O time precisa de um esquema tático definido e não vejo isso na seleção brasileira. O Dunga não seria chamado, se eu fosse o presidente da CBF. Não é o meu treinador.

PENSA EM VOLTAR AO BRASIL ?

– Estou na Espanha há 29 anos. Tenho toda a minha vida estruturada em Sevilha, onde nasceram meus filhos, gosto muito da cidade, adoro o país. Mas gostaria de trabalhar num time brasileiro, particularmente do Rio.

TERIA QUE FAZER OUTROS CURSOS

– Acho que não. Tenho acompanhado o futebol brasileiro pela televisão. Há bons jogadores, ainda, por aqui. Claro, as feras ninguém consegue segurar. A estrutura dos clubes não permite isso. Difícil um europeu imaginar que somente cinco, seis clubes têm centros de treinamento em condições de trabalho, profissionalmente falando. O Sevilha tem nove campos. E não estou falando dos gigantes Real Madrid, Barcelona, Milan, Manchester, Benfica e outros.

COMO VOCÊ ACABOU FICANDO EM SEVILHA ?

– Em 1980, pouca gente lembra disso, joguei pelo Vasco da Gama. Foi uma passagem rápida, de cinco meses, mas ficou marcada na minha vida, para sempre. Participei de um jogo histórico, que foi o retorno de Roberto Dinamite, na goleada de 5×2 contra o Corinthians, com todos os gols marcados por ele. Joguei com Guina e Dudu, no meio-campo. Sei o time que jogou, até hoje. Depois disputei o Troféu Juan Gamper, em Barcelona, o Colombino e o Naranja. Enfrentamos o River Plate, da Argentina e o Barcelona, entre outros. Joguei muito esses torneios e fui convidado a me transferir para o Sevilha, em 1981. Joguei quatro temporadas, até 84 quando voltei para o Fluminense, em setembro, mas fiquei apenas cinco meses.

VOCÊ É SAUDOSISTA ?

– Muito. Prefiro o futebol de antigamente, do meu tempo. Nem vou citar nomes, é covardia. Falo somente do “Gera”, que seria titular da seleção brasileira o tempo que quisesse. Jogava demais, era um fenômeno. Perguntem ao Zico, eu sou suspeito, ele era como irmão. A gente só se separava quando jogávamos. Nunca vi tanta facilidade para jogar futebol. Brincava em campo, jogava assobiando, como se estivesse numa pracinha. A morte dele foi a coisa mais estúpida que vi na minha vida.

8 thoughts on “Dunga não seria o técnico de Pintinho

  1. Iata, você entrevistou um cara que jogou muito,Pintinho sabia muito de bola, o Falecido Geraldo então, covardia. Saúde ao amigo e conte sempre com este humilde colaborador, valeu.

  2. Olá Iata. Bela entrevista com Carlos Alberto Pitinho ídolo ds Laranjeiras com breve passagem pelo Vasco da Gama. Lembro-me de Pintinho formando meio campo com o falecido Cleber em 1973 – já campeão carioca (diga-se formado pelo velho Pinheiro) e depois jogando pela máquina com Rivelino e Paulo César Caju (foi dele o gol do empate contra o Corinthians em 1976 – da semifinal do Campeonato Brasileiro). Um baita jogador que merecia a sorte de disputar uma Copa do Mundo. Tempos de grandes craques e de grande concorrência, haja vista que Falcão ficou fora da Copa de 1978. Fosse hoje, seria titutlar absoluto. Parabéns novamente Iata pela sacada. Imagine um meio campo com Pintinho, Paulo César Caju e Rivelino era brincadeira. Vi também Carlos Alberto Pintinho, Cleber e Manfrini em 1973, muito bom.
    Prof Izaias Nascimento

  3. Olá Iata!

    que jogão Botafogo x Vasco
    haja coração!
    sofremos aqui, os dois times jogaram com muita garra,
    mas uma vez meu Vascão foi vice de novo!
    enquanto uns choram outros vendem lenço(rs)
    Bom Domingo !

  4. Caro Iata,
    Hoje, dia 21/07/2011, aniversário do seu clube, folheando a revista do RIO 2, fiquei sabendo que você também mora por aqui.
    Meus telefones – 2493.0830 e 9611.5936.
    Gostaria de falar.
    Abraços,
    José Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *