DEL BOSQUE RENOVA METADA DA SELEÇÃO

foto: getty images

O técnico Vicente Del Bosque está trocando metade da seleção espanhola campeã da Eurocopa em 2008, iniciando a renovação do grupo que virá ao Brasil em 2014 tentar o bicampeonato mundial. O trabalho feito com jogadores nas seleções de base permitiu pôr em prática o “plano de renovação” elaborado pelo treinador com suporte da Real Federação Espanhola de futebol. O objetivo é reforçar a seleção com novos “fenômenos”, como são chamados os potenciais craques que surgiram nos últimos três anos.

A primeira etapa do plano é a Eurocopa de 2012. Com esse objetivo o técnico campeão do mundo tem feito modificações sutis porém frequentes no grupo campeão continental em 2008. Mais da metade dos jogadores que foram campeões em Viena não estará na próxima competição oficial, quando a seleção espanhola tentará também o bicampeonato.

Com relação a 2012 não estarão no grupo Palop, Marchena, Albiol, Navarro, Juanito, Capdevila, Marcos Senna, Güiza, Sergio Garcia e De La Red que afastou-se do futebol por problemas de saúde. Os novos convocados foram Victor Valdés, Iraola, Jordi Alba, Javi Martínez, Busquets, Thiago, Jesus Navas, Negredo, Soldado, Llorente, Mata e Muniain, o último a ser convocado, considerado a maior revelação do futebol espanhol dos últimos anos. Todos eles passaram pela seleção sub-21, obedecendo o processo de evolução proposto pelo treinador.

Vicente Del Bosque está repetindo o processo de renovação feito por Luis Aragonés para disputar a Eurocopa de 2008, repetido pelo atual treinador para formar o grupo campeão do mundo na África do Sul. O conceito de “renovar a seleção nacional, injetar sangue novo e evitar que o jogador se acomode” tem norteado o trabalho de Del Bosque visando o torneio continental que será realizado na Polonia e na Ucrania. Fato é que a seleção espanhola será muito diferente da que foi campeã mundial pela primeira vez. A prova disso poderá ser vista durante a Copa das Confederações, em 2013 no Brasil.

Vicente Del Bosque não tem encontrado problemas para convocar novos jogadores, num processo pré-estabelecido pela RFEF, caso do jovem Muniain e, anteriormente, de Busquets e Piqué, que foram chamados quando ganharam posição de titular no Barcelona. O mesmo se espera de Thiago, assim que Xavi resolver  dar-lhe  passagem. Por enquanto apenas Casillas, Xavi e Puyol são considerados titulares absolutos, segundo a imprensa espanhola. Penso que Iniesta poderia ser o quarto “intocável”.

Aparentemente custou menos a Del Bosque processar essa renovação que deixar fora jogadores internacionais como Marcos Senna, ainda em boa forma, Capdevilla, Marchena ou Güiza. Outros casos, como Albiol e Fernando Torres, que estiveram fora da última convocação, são creditados à suas atuações nos respectivos clubes. Albiol é reserva no Real Madrid e Torres está em mau momento no Chelsea onde também andou freqüentando o banco de reservas. O único jogador que será esperado até o último dia é David Villa, em recuperação de uma grave lesão. Deverá estar na Eurocopa, por vontade do treinador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *