Consumação paga antes evitaria problemas em saída de boates

Essa manchete foi copiada do site R7, que acesso algumas vezes, para ficar informado do que se passa no País Tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza (Obrigado Jorge Ben). Seria uma chamada importante não fosse seu conteúdo. A que primor de conclusão chegaram os senhores que deveriam estar tratando do caso como um problema sério, não como brincadeira de mau gosto, simplificada no pequeno texto. Não li, confesso, a matéria, movido por uma sensação muito estranha.

Sensação de impotência. Difícil digerir a enxurrada de desconforto a que nos submetem a cada dia as ditas “autoridades”. Sinto, ainda, um cheiro de “indústria de tragédias”,  que deveria ser uma coisa inacreditável, não estivéssemos no país do faz de conta, me engana que eu gosto, a mercê de uma fábrica de baboseiras, chamada antigamente por Stanislaw Ponte Preta de fabrica de doidos.  É preciso dar um basta ou a gente vai continuar vivendo de festas, copas, olimpíadas, praia e carnaval. Quando vão respeitar o cidadão comum, pagador de impostos, nunca ?

Ainda procuram culpados e soluções para a tragédia de Santa Maria, quando 239 pessoas, a maioria jovem, perderam a vida por que eram brasileiros. Não quero dizer que somente aqui existem desastres desse tipo. Mas nunca, em qualquer lugar do planeta, por falta de fiscalização como foi o caso da buate Kiss. Já escrevi isso nesse espaço politicamente incorreto. Os culpados estão aí, identificados. São os fiscais, aqueles servidores públicos, pagos pelo povo, que deveriam ter impedido o funcionamento da casa. Simples.

Quem vistoriou a Kiss, com capacidade para quase mil pessoas, para liberar seu funcionamento com apenas duas portas, quem deixou passar os sinalizadores usados para iniciar o incêndio, por que os extintores estavam vazios, possivelmente com validade vencida, que tipo de “seguranças” são aqueles que não distinguem um calote de um incêndio, dá pra responder ? Não, é mais fácil mentir, encobrir os erros cometidos a troco de “algum por fora”, esperar o tempo passar para cair no esquecimento.

Aí surge um gênio com a solução mais idiota de todas que se possa imaginar. O cara paga a “comanda” (antes era couver artístico, consumação) aí pode morrer queimado, estrangulado, atropelado, não importa, ele já pagou tem direito. Tá, entendi, a idéia é evitar que as pessoas fiquem presas, deve ser isso, não li a matéria, nem vou. Que possam sair livremente, diante de um “segurança” cumpridor dos seus deveres que só permite passar quem estiver com as contas em dia com o patrão.

Legal, parabéns, senhor cumpridor dos seus deveres está aí, um bom exemplo. Desse susto o país não precisa se preocupar. Pagou, sai. Mesmo que só por uma porta de acesso para mil pessoas, o fogaréu lambendo tudo, pessoas se pisoteando, fumaça sufocando, uma catástrofe. Mas, enfim, uma coisa não precisamos mais nos preocupar. Quer se livrar de qualquer problema pague a “comanda” antes, como nos jogos de futebol, cinema, teatro, carnaval. Você já viu alguém morrer devendo uma conta ? É incrível mas é verdade. Ô gentinha inteligente. Por essa e outras estamos caminhando para nos tornarmos a primeira economia mundial, primeiro em educação, primeiro em saúde pública, primeiro em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *