CONFISSÕES DE UM TORCEDOR AFLITO

RIQUELME ESNOBA DIRIGENTES DO FLAMENGO

Há dias tenho pensado sobre que assunto escrever.  Algumas entrevistas estão agendadas,  um vilão que pretendo explorar nesse espaço, até porque terei sempre assunto, poderei lembrar os velhos tempos de repórter de campo. Que não voltam mais, infelizmente. Era muito gostoso trabalhar naquela época em que se podia ver grandes jogos, dentro do campo e, lembrando Nilton Santos, ainda recebia. Era como mel no mamão.

Lembrei-me outro dia do maior lateral esquerdo de todos os tempos, almoçando com meu amigo Deni Menezes, quando discutimos sobre salários de jogadores, hoje, um grande absurdo, que não escaparia a uma boa apuração. A base dos grandes clubes é de 80 a 100 reais por mês, um absurdo gigantesco. Quanto ganharia hoje, um Nilton, Garrincha, Amarildo, Dida, Ademir, Castilho e tantos outros cracaços que vimos no passado ?

Nilton assinou três contratos em branco com o Botafogo. Quando a imprensa soube e divulgou – se não me engano o Sandro Moreira ou o Oldemário Touguinhó – foi um grande acontecimento, matéria certa. Como o maior jogador da posição, um “monstro sagrado” do futebol assina contrato em branco ? Nilton explicou com a mesma simplicidade como atuava: “Eu jogava naquele gramado do Maracanã, onde todo mundo gostaria de estar, ainda recebia, vou me queixar do que ?”

Não dá para engolir a contratação de Ronaldinho Gaucho pelo Flamengo, com salário de 1,2 milhão de reais por mês. Não pelo jogador, um baita craque, mesmo considerando sua idade, motivação – parecia desmotivado na Gávea – e os companheiros com quem jogava, de baixo nível técnico. É difícil calcular o grau de estímulo que o fazia correr para aquele amontoado de jogadores de técnica duvidosa, para ser cortês. Não poderia dar resultado além do que aconteceu. Um tiro na água.

Precisa ser esclarecida a história, na verdade uma desculpa que nunca foi questionada, de que o clube não vai pagar o salário do jogador, mas o patrocinador. Alguém vai depositar todo o mês 1,2 mesmo dividindo com outro anunciante, o que vai ganhar o cracão da moda, que vem para resolver todos os problemas? Nem o Eike Batista, por mais fanático que fosse de algum time. Na verdade quem paga ou deixa de ganhar, o que dá no mesmo – é o clube. Não há outra explicação. Mas insistem em te enganar, meu amigo. A imprensa idem.

Além disso, a contratação do Ronaldinho foi condicionada a um grande investimento em marketing que garantiria ao clube uma fortuna durante um curto período. Outro sonho irrealizável, na mesma linha do pagamento dos salários. Conversa para enganar a torcida que, pacientemente a tudo vê nada faz a não ser vaiar o time ou chamar o técnico de burro, uma incoerência. Joel Santana, que pela quinta vez foi contratado para dirigir o Flamengo, pode ser chamado de burro ? Quem é mais burro, ele ou quem o contrata ? Fico com o segundo.

Você acredita que vai mudar alguma coisa até a copa do mundo, com essa gente complicada e incompetente dirigindo o futebol brasileiro ?  Não, te respondo com a maior tranqüilidade de quem vê as coisas profissionalmente. Tenho reservado mais tempo aos times espanhóis, que me encantam, principalmente o Real Madrid, o Barcelona e as seleções do país do futebol. Os caras se organizaram, foram comendo pelas beiradinhas e agora ganham quase tudo onde rolar uma bola num gramado retangular, com onze jogadores de cada lado jogando com os pés, menos um deles, que fica nas traves.

Lá os caras conseguem promover o campeonato mais caro e atraente do mundo, num país que atravessa a segunda maior crise econômica da Europa, acima apenas da Grécia, cujo futebol está falido. Tem os jogadores mais bem pagos do planeta e os três que irão disputar a bola de ouro, dada ao melhor do mundo ao final de cada temporada. No Flamengo, que queria contratar Riquelme, com 33 anos, ouviu-se do jogador que não viria para um time de baixa qualidade técnica. “Estoy fuera”, deve ter pensado. É o fim. 

One thought on “CONFISSÕES DE UM TORCEDOR AFLITO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *