COLUMBIA TERÁ SITE OFICIAL

Iata, Paulista, Fred e Lauro

 

Um grupo de ex-atletas, fundadores, amigos e torcedores do Columbia Praia Clube esteve reunido na Cobal do Leblon, para relembrar os tempos de infância e juventude vividos nas areias do posto 11 (Leblon) e lembrar os feitos daquele que foi um dos mais importantes times de futebol de praia, como sempre foi conhecido e será eternamente lembrado.

O Columbia Praia Clube, fundado por Edu Claro Deroche Mello, terá sua história contada aqui no nosso blog e ganhará um site oficial, onde serão mostrados suas vitórias,  títulos,  pioneirismo e entrevistas com ex-jogadores, entre eles o único campeão mundial de futebol iniciado na praia, Paulo Cezar Lima, criado nas areias em frente à rua Aristides Espínola, onde deu os primeiros chutes nas peladas de todas as tardes no único campo de praia com arquibancada.

 

Amoroso, Fred, Dico, Dawson e PaulistaAmoroso, Fred, Dico, Dawson e Paulista

 

Além de Paulo Cezar, o Columbia revelou para o futebol de campo o zagueiro Fred, irmão de PC, que jogou ao lado de Chiquinho Pastor e Tinho, no Flamengo, onde foi bicampeão da Taça Guanabara em 1972/73 e  titular da seleção olímpica, em 1972 dirigida por Antoninho. Essa mesma seleção jogou completa contra o Columbia, no fim do ano, e foi derrotada pelo time verde e branco.

Lilico, Iata, Paulista, Dico, Fred e Lauro

O saudoso Rocha, antes Jorginho, quando jogava na praia, começou como meia pela esquerda e chegou a titular do Botafogo como cabeça de área. Leo Salles teve grande presença no meio campo do Flamengo com Geraldo e Zico, jogou nos profissionais e foi para o Vitória, da Bahia. Paulada era craque na areia mas não deslanchou no campo, embora tenha jogado no São Cristovão, Itabuna e na Venezuela.

Vale lembrar que técnicos famosos dirigiram o Columbia, entre eles Marinho Rodrigues, ex-zagueiro do Flamengo e Botafogo, onde foi bicampeão  em 1961/62, como técnico,  pai de Fred e Paulo Cezar. O que pouca gente sabe é que Rubens Josué da Costa, o “Dr. Rubis”, tricampeão com o Flamengo, em 1953/54/55 deu treino para o nosso grupo, chegando a arregaçar as calças para mostrar como bater na bola. E como batia.

Lilico, Dico, Fred, Lauro, Paulista e Dawson

O apogeu do Columbia foi na década de 1970, quando criamos o “show de bola”, levando para o posto 11 alguns amigos do futebol, entre eles Jairzinho, Cesar, do Palmeiras, ex-Flamengo, e Cafuringa, os primeiros a participar do tradicional encontro de fim de ano. Por lá passaram Dario (Dadá peito de aço), Zico, Roberto Dinamite, Edinho, Junior (os dois surgidos na praia), Jairzinho, Edu Coimbra, Brito, Marco Antonio, os irmãos Caio e Luisinho, os árbitros Arnaldo Cesar Coelho e José Roberto Wright, entre outras atrações.

Entre os torcedores ilustres não perdiam um jogo o Desembargador Siro Darlan, e o Ministro do Supremo Tribunal Justiça Luis Fux, moradores do “N” do Leblon, como chamava nosso campo o maior de todos os cronistas esportivos João Saldanha, também torcedor do Columbia, os jornalistas Deni Menezes e Hamilton Bastos e o locutor Sergio Moraes, e outros.

Fui pela primeira vez e revi amigos queridos que não via há mais de trinta anos. Muito bom encontrar Paulista, meu grande marcador, embora tenha levado um “lençol” numa partida memorável, Dico (Saul), Lauro “Fominha”, Fred, Gugu, Bebeto, Marcelo Ovo, Lilico, Henrique, Ronaldo Boné, Cuca, Fernandão, Dawson, Comandante Denis, Ruy, Juarez, Marcelinho e Gomes.

9 thoughts on “COLUMBIA TERÁ SITE OFICIAL

  1. Iata, PARABENS e obrigado (ja imprimi A matéria e salvei as fotos), que bom este encontro com nossos amigos de infância e espero que continue publicando as historias do nosso glorioso Columbia estarei aguardando. Um grande abraço.

  2. Iata, obrigado por reviver dentro de nós tantas lembranças e momentos inesquecíveis como esse. Abraços meus e do Netinho a todos aqueles saudosos amigos que participaram ativamente do nosso querido e´amado COLUMBIA.

  3. Boa Noite Iata…adorei em ler essa materia. E como fosse ontem. Sou o Ricardo (Taquinho), irmão do Bruno Konder. Acompanhava todos os jogos, com sol e chuva. Se o Columbia fosse o time profissional. Seria o meu time. Qualquer materia me avise, que deixei o meu e-mail. Abraços forte Taquinho

  4. Iata,
    Muito boa sua iniciativa. Adorava aos sábados, à tarde, poder assistir o nosso Colúmbia. Ia sistematicamente assistir aos jogos, junto com meu pai Roberto e meu irmão Luiz Carlos(Lulu). Frequentávamos desde a época do antigo Grêmio, com os irmãos Ronaldo, Ricardo e Rogério, um timaço, depois de sucumbir, nasce o Colúmbia, com seus jogadores sensacionais, os irmãos Bada e Nena, Gilo, no gol, irmãos Bosco e Marcelo, Fred, PC, Zé Minhoca, Sergio Vilaverde, Lauro, Gugu orelha, Manuel como técnico, Juarez, Paulada, Ivan, Edu boneca, Aguinaldo, Paulinho Palheta, Paulo Cocô, China, entre outros que a memória já não está tão boa. Éramos moradores da Rua Dias Ferreira, ao lado do La Mole, justamente em frente da Aristides Espínola. Bons Tempos. Abraços para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *