CLUBES AMEAÇAM GREVE NA ESPANHA

FOTO EXCLUSIVA DA DECISÃO DA COPA SANTIAGO BERNABÉU, COM VITÓRIA DO REAL MADRID SOBRE O PEÑAROL POR 2X0 (25-08-10)

O primeiro campeonato espanhol depois da conquista do primeiro título mundial está ameaçado pelos clubes que não concordam com o tratamento dado ao Real Madrid e Barcelona, com relação aos direitos de transmissão pela televisão. Há muitas temporadas, os dois principais clubes da Espanha fezem seus contratos separadamente, observando o critério do custo/benefício. Vale lembrar que o Barcleona tem oito jogadores e o Real Madrid cinco, dos campeões mundiais em junho, na África do Sul. E são, disparadamente, as duas grandes forças e os que mais investem na formação e contratação de jogadores.

Dezoito dos vinte clubes da Primeira Divisão, inclusive Real Madrid e Barcelona, aprovaram um projeto de venda conjunta de direitos de televisão que foi confirmado ontem (28-08-10) pelo Carrusel Deportivo da  Rede de TV SER. Os dois principais clubes da Espanha vão estudar a proposta, que não seria aceita em princípio. Os outros 18 signatários estão dispostos a fazer greve durante esta época que os dois ainda se recusam a negociar coletivamente. Entre outras coisas, estudam a proibição da imagens  de frente para as câmeras nos jogos contra  Real Madrid e Barcelona. Vale lembrar que os dois gigantes do futebol espanhol têm contratos separados com a rede que transmite suas partidas. Para o Brasil a rede ESPN Internacional, com narração feita em São Paulo. Aliás, um trabalho de excelente qualidade profissional.

A proposta de negociação coletiva, que vigora desde a temporada de 2014-15, é baseado no modelo italiano, e reivindica um aumento do total anual de 630 milhões para 900 milhões atualmente. A Liga de Futebol Profissional deverá  compartilhar esse montante entre os 20 times da Primeira Divisão seguindo vários critérios. Quarente por cento seriam fixos e 25% iguais entre todos os clubes; vinte e cinco por cento seriam distribuídos tendo em conta parâmetros como o número de compras pagas visão e audição e outros 20 por cento no acumulado do ranking de clubes nas quatro últimas temporadas. Os restantes quinze por cento seriam distribuídos de acordo com a classificação da última campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *