CLÁSSICO DA NOSTALGIA

Dificil acreditar que estejamos a festejar público de 51.000 pagantes no Maracanã, jogando Flamengo e Vasco, que deram a este confronto o título de “clássico dos milhões”. Tudo bem que o Maracanã “encolheu”, virou “arena”, mas foi construído para ser o maior estádio do mundo e foi durante muitos anos um dos mais importantes pontos turísticos do estado e um destacado cartão postal da Cidade.

O clássico dos milhões está três vezes entre os 10 maiores públicos do Maracanã. O maior deles, em quinto lugar no geral, foi na decisão da Taça Guanabara (04-04-76), com 174.770 pagantes, depois em 22-12-74, decisão do campeonato carioca, 165.358 pagantes e em 06-12-81, 161.989 torcedores pagaram ingresso. É uma queda expressiva mesmo descontando a capacidade atual no estádio há que se lamentar esse retrocesso que, com certeza não vem das arquibancadas e cadeiras, mas de quem se apoderou do futebol e permitiu que a TV tomasse conta de tudo, matando a maior fonte de renda dos clubes, afastando os fãs, criando o torcedor de poltrona.

Há outros fatores, evidentemente, como a qualidade dos times, insegurança, transporte deficitário, preços abusivos, mas nenhum deles foi tão pernicioso como a transmissão direta dos jogos, para a praça, principalmente. O resultado está aí, dívidas monstruosas, que não podem ser pagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *