CENTRO DE OPERAÇÕES RIO
O BRASIL NO PRIMEIRO MUNDO

Inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes em 31 de dezembro de 2010, o Centro de Operações Rio, localizado na Cidade Nova, avança a cada hora. Um novo radar meteorológico é uma das principais fontes de informações para o sistema integrado, que tem cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias, monitorando e otimizando o funcionamento da cidade, além de antecipar soluções e minimizar as ocorrências em caso de emergência como chuvas fortes, acidentes de trânsito e deslizamentos.

O Centro de Operações Rio tem como Chefe Executivo de Operações o jovem e competente Savio Franco Santos Junior, ex-presidente da Suderj, responsável pelo funcionamento do órgão que em pouco tempo tornou-se ponto de referência para as principais informações que envolvem o cotidiano do Rio de Janeiro. A seu convite fomos saber como funciona o complexo setor de monitoramento da cidade. A primeira visão de um gigantesco painel impressiona. A funcionalidade integrada de ação nos dá a certeza de que estamos no primeiro mundo da comunicação imediata. Como esse gigante complexo funciona ?

– Nasceu para ser um centro de gerenciamento de crise, por conta daquelas chuvas de abril, quando o prefeito improvisou na CET-Rio, no prédio do Detran, uma base para a partir dali tomar as decisões e acabou sendo o imput para criar esse grande centro aqui. Só que a partir do centro montado e ao longo do processo de montagem, a questão do prédio, a tecnologia foi-se vendo a multifuncionalidade que isso aqui tem e teria. No fundo isso aqui é um belo instrumento de gestão da Prefeitura. Hoje estamos aqui integrados fisicamente  e com isso nós já ganhamos muito no tempo de resposta dos  incidentes, explicou Sávio, enquanto andávamos pelo enorme complexo de máquinas e homens em atividade e viamos o grande painel.

– Antes as pessoas de outros órgãos ficavam ligando , usando o telefone. Hoje o cara levanta sai da sua mesa vai na Comlurb ou vai na Secretaria de Assistência Social, vai na Defesa Civil,  encontra  a informação em ação imediata. Resumindo, os órgãos encontram aqui, tanto na sua virtude quanto nas suas dificuldades, um centro que tem como mote essa integração e condições de ser um facilitador para que todos possam ter estrutura e meios para resolver seus problemas, lá da ponta de cada órgão. Eu não sou  especialista em trânsito. A gente está aqui para ser o facilitador para integrá-los e ajudar para que as coisas aconteçam da melhor forma para o cidadão. Essa é a idéia.

Ali a gente tem um numero, 1746, sendo o 1 exigência da Anatel, um disque único, entre tantos outros, e proximamente será lançado um novo número único  para o cidadão falar com a prefeitura num todo, desde os problemas de lâmpadas apagadas, que é a maior demanda, até os menores e maiores problemas do serviço publico.

Ali em baixo vemos um mapa com georeferenciamento da frota de ônibus. As linhas foram transformadas em quatro consórcios, com obrigação de colocar GPS em toda a frota, além de câmeras internas e externas, para que possam auxiliar a CET-Rio ou a Secretaria de Segurança, que podem usar essas câmeras, se não tiverem câmeras naqueles locais, será mais uma fonte de informação, uma visão lá da ponta que a gente trás para o Centro. Naquela ponta, em verde, é a grade da Light, de toda a cidade do Rio de Janeiro, em baixo, são a Supervia e o Metrô, em azul toda a frota de Comlurb, os caminhões que recolhem o lixo e em vermelho todos os hospitais do Rio.

– O mapa grande registra todas as ocorrências que estão acontecendo agora na cidade. As vermelhas, azuis e umas verdes menores, que têm um carrinho preto no meio, são ocorrências da Guarda Municipal. Basta abrir uma janela e aparece o tipo de ocorrência, carro parado em lugar irregular, os vermelhos e brancos são os reboques da Secretaria de Ordem Pública, espalhados pela cidade, as verdinhas são as câmeras da CET-Rio, com todas as vias, percurso de cada uma, enfim, uma série de informações que nos ajudam aqui na operação da cidade.

CADA TIPO DE OCORRÊNCIA APARECE COM SUAS CARACTERÍSTICAS ?

– Ali do lado estão as câmeras que registram cada tipo de ocorrência em verde e vermelho, que indicam se o problema está resolvido ou não, se as vias estão abertas ou fechadas. Ao lado estão posicionadas as câmeras da CET-Rio, único órgão que já tinha esse modelo de operação, uma central  e mais acima, nas barras azuis e pretas, representam a Lamsa, da linha amarela, em baixo vemos toda a movimentação da ponte.

ALGUM INSTRUMENTO CONTRA OS TEMPORAIS ?

– Ali em cima aparecem os radares meteorológicos, outro passo importante que o prefeito deu para que possamos estar preparados para este verão. A imagem grande é de um satélite americano que está disponibilizado para todo mundo, para que a gente possa ter uma visão mais espacial do deslocamento das frentes que tanto atormentam a população. Mais abaixo a gente pode acompanhar tudo que acontece no Metrô.

UM QUARTEL GENERAL COMPLETO A SERVIÇO DA POPULAÇÃO

– Resumindo é isso. Aqui estão os representantes do Metrô, Supervia, Bombeiros, Policia Militar, câmeras da Secretária de Segurança, mesmo não sendo nosso víeis cuidar da segurança pública, mas há uma série de coisas que acontecem na cidade que acabam se tornando questão de segurança, mas a vinda dessas câmeras foi mais para aumentar a nossa condição de ter imagens da cidade. Hoje a Policia Militar tem 270 câmeras que estão ligadas aqui.

ESSAS CÂMERAS FUNCIONAM INDEPENDENTEMENTE DO CENTRO ?

– Não, nada funciona assim. Aqui todo mundo é dependente. Ele tem ali uma informação quer interessa, seja um engarrafamento outra coisa qualquer, ele informa à central dele e se a gente não tiver uma cobertura naquele local, um de nossos agentes pede para ele abrir a imagem para ver se há alguma informação que possa ajudar.

A IMPRENSA TEM EXCELENTES CONDIÇÕES DE TRABALHO

– Esse foi um golaço do prefeito Eduardo Paes. Aqui, a informação é pública. A população precisa saber o que está acontecendo. Aqui o pessoal da Record tem um rack e todas as condições de trabalho. A informação sai de imediato, a qualquer hora. Naquela sala ficam as rádios, lá está o pessoal da Band News, a menina da Tupi está sempre aqui, inclusive deu uma informação para o Apolinho, num jogo no Engenhão, a Transamerica, Paradiso, a informação é pública, como eu já disse. Afinal, temos noticias importantes sobre tempo, trânsito, coisas de interesse da população. Informamos em três boletins diários, às 3 horas,  o segundo às 11 horas e o último às 16 horas, se não houver um fato novo que mereça uma informação extra.

ATÉ O SÁVIO ESTÁ RELAXADO, MOTIVADO

– Ah, é um orgulho trabalhar aqui, como é um orgulho para o cidadão ter um equipamento desse, e o que é melhor, ainda falta muito tempo para a Copa, a OlimpÍada, e a cidade tem um equipamento  que certamente vai ficar de legado para a população. O prefeito cita sempre que isso aqui é um processo contínuo de aprendizado , cada ocorrência aqui apresenta variáveis novas e como ele diz, a bicicleta está andando e a gente vai trocando a corrente. É uma coisa nova e nos dá muito prazer fazer parte desse processo. Claro que é uma responsabilidade muito grande, tomar conta de uma cidade que não dorme, as coisas estão sempre acontecendo, mas também é gratificante coordenar um projeto desse tamanho.

QUAL O PRÓXIMO PASSO EM TERMOS DE APERFEIÇOAMENTO?

– A IBM está contratada pela prefeitura para o final desse primeiro semestre entregar um programa meteorológico de alta resolução, que nos dará condições de melhorar as previsões com 48 horas de antecedência e 80% de acerto no volume chuva em determinado bairro. Assim a gente vai saber que tipo de chuva vai cair em Bento Ribeiro com todo esse tempo para tomar as providências necessárias.

A PREVISÃO DO TEMPO TEM MERECIDO UM TRATAMENTO DIFERENCIADO?

-Ah sim, com certeza. Hoje as coisas mudaram. Mudou um pouco a lógica das pessoas, que eram acionadas sempre que o incidente ocorria e hoje, por conta da chuva, a gente tem se antecipado. Há pontos históricos de alagamento como a Praça da Bandeira, a 28 de Setembro, Parada de Lucas, a Avenida Brasil e a gente já  desloca para esses lugares equipes da prefeitura, da Comlurb, Defesa Civil, agentes da CET-Rio, com reboques, para que os problemas sejam minimizados e os resultados tem sido muito bons. O cidadão sente ali a presença do poder público ajudando no que for preciso.

ALGUM FATO PÔS EM PROVA A EFICIÊNCIA DO CENTRO?

– Todos os dias há fatos novos com o trânsito, por exemplo, mas a CET-Rio tem administrado bem isso. Para nós a grande preocupação fica por conta do tempo, principalmente nesse período do verão. O que marcou muito foi aquele episódio das chuvas na região serrana. A gente fica antenado 24 horas do dia e naquela noite eu estava em casa quando fui informado da possibilidade de muita chuva. Estávamos no estágio de “atenção”, que antecede ao “alerta”, o que acabou acontecendo. Retornei imediatamente pra cá, caiu muita chuva no Rio de Janeiro, independente da serra e acabei dormindo aqui para poder acompanhar de perto, acionar os órgãos e acabou sendo um dia marcante.

COMO FUNCIONA O “ALERTA RIO”

– Você vivenciou agora o porque do centro e a atividade fim dele que é fazer com que os órgãos, cada um na sua individualidade, possam ser reunidos, em menos de cinco minutos, numa sala para falar sobre o que poderá acontecer no fim do dia, que é a probabilidade de pancadas de chuvas na cidade do Rio de Janeiro. Você teve a oportunidade de ver o Centro funcionando nessa integração, que é a grande palavra para definir com as coisas vão funcionar para preparar a cidade para esse e outros tipos de ameaça.

A COMLURB QUERIA SABER ONDE A CHUVA SERIA MAIS INTENSA

– O universo de todos os órgãos que é o “Alerta Rio”, que é o start desse processo de chuvas, aumentou muito e isso que você ouviu aqui, o operador da Comlurb,  já é o desdobramento desses dias de funcionamento aqui do Centro, onde eles começam  a ver as variáveis que afligem eles lá na ponta, querendo saber se a chuva entra pela zona sul ou pela zona norte, pelo lado da baía ou por Niterói, é na prática o funcionamento, as pessoas envolvidas, para que seus órgãos respondam cada vez melhor no dia a dia da cidade.

4 thoughts on “CENTRO DE OPERAÇÕES RIO
O BRASIL NO PRIMEIRO MUNDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *