Casillas Embaixador da ONU

Foto: site oficial do Real Madrid

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento nomeou o goleiro Iker Casillas, capitão do Real Madrid e da seleção espanhola, Embaixador da Boa Vontade para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento foi realizado no Palácio das Nações Unidas, em Genebra, com a presença de Rebeca Grynspan, Administradora Adjunta do PNUD de Genebra e Wilfired Lemke, assessor especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o Desporto e Serviço de Desenvolvimento e da Paz. Entre outros compromissos, Casillas dará prioridade às questões que afetam os jovens dos países em desenvolvimento, combaterá o desenvolvimento da pobreza e o incremento da educação e da saúde.

Em julho de 2010 o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) convidou Casillas a unir-se à sua equipe de Embaixadores da Boa Vontade, juntando-se aos ex-madridistas Ronaldo e Zidane e aos jogadores Didier Drogba (Chelsea) e a brasileira Marta Vieira da Silva (FC Gold Pride), a tenista Maria Sharapova o ator español Antonio Banderas, o Principe Heredero Haakon, da Noruega e a atriz japonesa Isako Konno.

O capitão do Real Madrid, acompanhado por Emilio Butragueño, Diretor de Relações Institucionais do clube, falou de sua satisfação ao ser homenageado: “Agradeço pela confiança depositada em mim e espero corresponder da melhor maneira possível. Meus valores e minha educação vem de muito tempo, algo que quero agradecer a meus país. Também agradeço ao Real Madrid, que é minha segunda casa, pelos valores que me foram acrescentados.

O goleiro da seleção espanhola acrescentou que como Embaixador vai encarar um desafio apaixonante: “É uma grande responsabilidade mas acredito que estou capacitado a enfrentá-lo. Espero estar sempre pronto para cumprir minha função. Me comprometo oficialmente desde hoje, entretanto já faço esse trabalho faz tempo e espero que esse vínculo seja positivo para todos e que possamos ajudar aos que necessitam. Agora começa a parte bonita”.

“Iker não é só um modelo a seguir, para os jovens de todo o mundo, mas também uma pessoa comprometida com a necessidade de melhorar a vida dos mais necessitados. Não basta ser famoso, mas precisa estar comprometido com os problemas da sociedade. Sinto-me orgulhosa em entregar-lhe esse diploma”,  disse Rebeca Grynspan, Administradora da PNUD.

Javier Garrigues, Embaixador español na ONU, também falou da importancia da homenagem ao goleiro do Real Madrid. “Iker é um modelo, uma referência  para os jovens e adultos por seu espírito de motivação, seu trabalho em equipe e todas as virtudes como desportista. Faz tudo com seriedad e humildade, além de ter um grande carisma. Será o melhor representante da sociedade solidária espanhola. “

Por último, Casillas recebeu de Wilfried Lemke, assessor especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o Espórte e Desenvolvimento da Paz, o  “Comic Book”, um libro em que participam Embaixadores da Boa Vontade que são futebolistas, como Raúl, Ronaldo, Zidade, Figo, Vieira, Drogba, Adebayor, Baggio e Ballack

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *